SERVIÇO ESPECIALIZADO EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO (SESMT) E A COVID-19
RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR DO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487e022002Keywords:
Saúde ocupacional; Pandemia; Trabalhadores da saúde.Abstract
Diante da pandemia mundial e da necessidade da adoção de estratégias de enfrentamento e prevenção no trabalho em saúde, este estudo objetiva relatar a experiência do SESMT de um hospital de referência da região sul do Brasil, em tempos de pandemia de COVID-19. Com a chegada da Covid-19 ao Brasil, o hospital passou a se organizar para o atendimento adequado de casos suspeitos e confirmados da doença. Desde o início da pandemia, o SESMT foi intensamente solicitado pelas equipes e setores do hospital para auxiliar no enfrentamento das dúvidas e dificuldades relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores. Foram diversas definições de protocolos referentes aos tipos de equipamentos de proteção individual (EPIs) a serem utilizados em cada atividade, bem como, repetidas capacitações e orientações realizadas e que foram sendo atualizadas com frequência, em função das modificações nas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Considera-se que a forma de atuação do SESMT na pandemia valorizou, de forma muito singular e significativa, suas ações e atividades na instituição hospitalar, dando visibilidade ao seu trabalho e destacando sua atuação integrada, como equipe e como serviço imprescindível para o bom desenvolvimento de ações de preservação da saúde e segurança do trabalhador.
References
Afonso P, Figueira ML. Pandemia COVID-19: Quais são os Riscos para a Saúde Mental? Revista Portuguesa de Psiquiatria - Saude Mental. Editorial; 6(1): 2-3, 2020.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 04/2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2). 2020.
Almeida IM. Proteção da saúde dos trabalhadores da saúde em tempos de COVID-19 e respostas à pandemia. Rev. bras. saúde ocup., São Paulo, v.45, e17, 2020. [acesso em 04 jul 2020].Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572020000101500&lng=en&nrm=iso
Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo de Manejo clínico do coronavírus na atenção primária à saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). Brasília, abril de 2020
Brasil. Ministério da Saúde. Coronavírus Brasil. Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil pelo Ministério da Saúde [Internet]. Brasília; 2020 [acesso em 26 maio 2020]. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/
Brasil. Ministério da Saúde. Recomendações de proteção aos trabalhadores dos serviços de saúde no atendimento de COVID-19 e outras síndromes gripais. 2020.
Brasil. Ministério da Saúde. Orientações da vigilância epidemiológica da covid-19 relacionada ao trabalho. Secretaria Executiva (SE), Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). Brasília, 2020.
Hick JL, Hanfling D, Wynia MK, Pavia AT. Duty to plan: health care, crisis standards of care, and novel coronavirus SARS-CoV-2. NAM Perspect [Internet]. 2020 [acesso em 16 abr 2020]; discussion. doi: https://doi.org/10.31478/202003b
Quadros LCT, Cunha CC, Uziel AP. Acolhimento psicológico e afeto em tempos de pandemia: Práticas políticas de afirmação da vida. Revista Psicologia e Sociedade; v32, p1-15, 2020.
Soares SSS, Souza NVDO, Silva KG, Cesar MP, Souto JSS, Leite JCRAP. Pandemia da Covid-19 e uso racional de equipamentos de proteção individual. Revista Enfermagem Uerj; v. 28, 2020.
Silva LS, Machado EL, Oliveira HN, Ribeiro AP. Condições de trabalho e falta de informações sobre o impacto da COVID-19 entre trabalhadores da saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v45,p1-8, 2020.
World Health Organization. Critical preparedness, readiness and response actions for COVID-19 [Internet]. Genebra; 2020 [acesso em 16 abr 2020]. Disponível em: https://www.who.int/publications-detail/critical-preparedness-readiness-and-response-actions-for-covid-19
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.