Revisão narrativa: mulheres, trabalho e desenvolvimento de jogos
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487e024009Palavras-chave:
Mulheres trabalhadoras, Videojogos, GêneroResumo
Se as mulheres fossem personagens de um jogo chamado vida, arrisca-se dizer que a missão principal nesse jogo seria derrotar o patriarcado. Este trabalho é uma revisão narrativa de literatura sobre mulheres e desenvolvimento de jogos. A fundamentação teórica se deu de modo não sistematizado, baseou-se em textos nacionais e internacionais (artigos completos publicados em revista e anais, livros, dissertações e matérias jornalísticas). A literatura apontou que as mulheres tiveram papel muito importante para o desenvolvimento dos jogos, dos arcades e consoles aos jogos de computador, mas a participação foi marcada pelo sexismo e estereótipos de gênero. Pode-se dizer que o perfil de profissionais do desenvolvimento ainda é, majoritariamente, de homens brancos e as mulheres estão sub-representadas em áreas mais técnicas do desenvolvimento. Por isso, uma discussão crítico-social que inclua os diversos eixos de opressão é indispensável quando se discute a presença feminina nos jogos, seja como personagens, jogadoras ou desenvolvedoras. Espera-se que este artigo contribua para debates e pesquisas futuras que busquem explorar questões interseccionais ainda pouco discutidas dentro dessa área, como quem são essas mulheres, como elas participam, resistem, modificam e acrescentam nesse meio pouco diverso.
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