INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE GESTÃO E EXPERIÊNCIAS DE RESTAURO NO DESEMPENHO INDIVIDUAL

Autores

  • Mariana Martins Pedersoli Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0003-3892-624X
  • Fabiana Queiroga Université de Lorraine: Vandoeuvre-Lès-Nancy, Nancy, FR
  • Amalia Raquel Pérez-Nebra Universidad de Zaragoza

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e023017

Palavras-chave:

Saúde no trabalho, Experiências de restauro, desempenho laboral

Resumo

Esta pesquisa teve o propósito descrever a influência das práticas de gestão de pessoas e experiências de restauro no desempenho laboral individual. Trata-se de um estudo correlacional em que foram aplicados questionários com trabalhadores de organizações privadas e públicas. Estes questionários tiveram os seguintes instrumentos: Questionário de Desempenho no Trabalho Individual – IWPQ; Escala de Práticas de Gestão de Pessoas e Escala de Experiências de Restauro. Responderam à pesquisa 425 colaboradores. Foram conduzidas análises para verificação da qualidade psicométrica dos instrumentos utilizados e testagem de modelo por meio de regressão linear múltipla. Posteriormente deu-se seguimento à testagem do modelo por meio das regressões lineares múltiplas. O desempenho de tarefa teve 26% de variância explicada, sendo que os fatores que contribuíram significativamente foram práticas de suporte ao desempenho (b = 0,329; p < 0,000), relaxamento (b = -0,139; p < 0,005) e controle (b = 0,146; p < 0,005). Nenhum fator de práticas de gestão de pessoas obteve contribuição individual significativa para desempenho de contexto ou desempenho contraprodutivo. Tais resultados chamam atenção para o potencial dos construtos utilizados para predizer desempenho e sinalizam importantes implicações para a gestão.

Biografia do Autor

Mariana Martins Pedersoli, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília/ Instituto de Psicologia/ Departamento de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO)

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília- CEUB. Possui formação em Terapia Comunitária Integrativa pelo Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal - MISMEC DF. É formada em Hipnose e Terapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Hyland Erickson de Brasília DF- IMHE. Mestra em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília - UnB. Pós graduanda em Avaliação Psicológica pelo IPOG. Doutoranda em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília- UnB. Tem experiência em  psicoterapia individual, mapeamento, treinamento e desenvolvimento de pessoas em organizações.  É membro ativa do grupo de pesquisas voltado para Consultoria e Pesquisa em Organizações - Inovare (UnB).

 

Fabiana Queiroga, Université de Lorraine: Vandoeuvre-Lès-Nancy, Nancy, FR

Unjversité Côte D’Azur/Laboratoire d’Antropologie et de Psychologie Cliniques, Cognitives et Sociales (LAPCOS)

Resumo da Biografia
É doutora em Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Licenciatura em Psicologia (2002) e Formação de Psicólogo (2003) pela Universidade Federal da Paraíba. Fez especialização em Matemática e Estatística na Universidade Federal de Lavras. É doutora em Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Licenciatura em Psicologia (2002) e Formação de Psicólogo (2003) pela Universidade Federal da Paraíba. Fez especialização em Matemática e Estatística na Universidade Federal de Lavras. Foi professora titular de Psicologia do CEUB entre 2011 a 2021. Atuou no corpo diretivo da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho - SBPOT entre 2014 e 2020; e na coordenação do GT "Configurações do trabalho na contemporaneidade e a Psicologia Organizacional e do Trabalho" (biênio 2020/2022). Coordenou o Núcleo de Pesquisa Psicossocial em Processos Laborais Sustentáveis - ProLab Sustentável atuando principalmente na linha que “Produtividade e desempenho sustentável no Trabalho”. Fez pós doutorado no Laboratório de Adaptação, Medição e Avaliação em Saúde (APEMAC) da Universidade de Lorraine e atualmente está vinculada como pesquisadora ao laboratório de Psicologia na Université Côte D'Azur (Nice/França).

Amalia Raquel Pérez-Nebra, Universidad de Zaragoza

Universidad de Zaragoza, Facultad de Ciencias Sociales y del Trabajo y Departamento de Psicología y Sociologia

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília, mestre e graduada em psicologia. Professora da Universidad de Zaragoza e colabora no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília. É membro, foi diretora da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) e atualmente é presidente da comissão científica do Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, faz parte da equipe gestora da Divisão 1 (Psicologia do Trabalho e das Organizações) da International Association of Applied Psychology e do grupo Futuro do Trabalho (FoWOP).  

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

Pedersoli, M. M., Queiroga, F., & Pérez-Nebra, A. R. (2023). INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE GESTÃO E EXPERIÊNCIAS DE RESTAURO NO DESEMPENHO INDIVIDUAL. Trabalho (En)Cena, 8(Contínuo), e023017. https://doi.org/10.20873/2526-1487e023017

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa