INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE GESTÃO E EXPERIÊNCIAS DE RESTAURO NO DESEMPENHO INDIVIDUAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487e023017Palavras-chave:
Saúde no trabalho, Experiências de restauro, desempenho laboralResumo
Esta pesquisa teve o propósito descrever a influência das práticas de gestão de pessoas e experiências de restauro no desempenho laboral individual. Trata-se de um estudo correlacional em que foram aplicados questionários com trabalhadores de organizações privadas e públicas. Estes questionários tiveram os seguintes instrumentos: Questionário de Desempenho no Trabalho Individual – IWPQ; Escala de Práticas de Gestão de Pessoas e Escala de Experiências de Restauro. Responderam à pesquisa 425 colaboradores. Foram conduzidas análises para verificação da qualidade psicométrica dos instrumentos utilizados e testagem de modelo por meio de regressão linear múltipla. Posteriormente deu-se seguimento à testagem do modelo por meio das regressões lineares múltiplas. O desempenho de tarefa teve 26% de variância explicada, sendo que os fatores que contribuíram significativamente foram práticas de suporte ao desempenho (b = 0,329; p < 0,000), relaxamento (b = -0,139; p < 0,005) e controle (b = 0,146; p < 0,005). Nenhum fator de práticas de gestão de pessoas obteve contribuição individual significativa para desempenho de contexto ou desempenho contraprodutivo. Tais resultados chamam atenção para o potencial dos construtos utilizados para predizer desempenho e sinalizam importantes implicações para a gestão.
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