TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS E DE TRABALHO DE EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL DO DISTRITO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487e021022Palavras-chave:
Sistema prisional; Educação; Trabalho; História de Vida.Resumo
O presente estudo buscou compreender as trajetórias educacionais e de trabalho nas histórias de vida de dois egressos do sistema penitenciário do Distrito Federal antes, durante e após a privação de liberdade, além de conhecer suas expectativas e os recursos sociais disponíveis a estes para a sua reinserção no mercado de trabalho e reintegração no sistema educacional na vida extramuros. O método escolhido para a investigação foi a História de Vida buscando entender a complexidade das relações intersubjetivas nos âmbitos educacional e laboral, e a partir das narrativas de vida foram construídas zonas de sentido, sendo elas: vivências educacionais antes da passagem pelo sistema prisional, acesso à educação e trabalho no sistema prisional e oportunidades educacionais e de trabalho na vida pós-prisional. Nos relatos de vida a escola foi descrita de maneira breve e não ocupa lugar relevante em suas trajetórias pré-cárcere. Além disso, a educação não é priorizada dentro do sistema prisional e o trabalho cumpre uma função de controle e ocupação do tempo do preso. Na vida extramuros, o trabalho torna-se um suporte identitário e promove sua autonomia e dignidade como forma de reconhecimento de que o indivíduo não está mais envolvido com a criminalidade.
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