TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS E DE TRABALHO DE EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Luiza Gayão Universidade Católica de Brasília
  • Andréa Dias Garzesi Souza Sobrinho Universidade Católica de Brasília
  • Maria Aparecida Penso Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e021022

Palavras-chave:

Sistema prisional; Educação; Trabalho; História de Vida.

Resumo

O presente estudo buscou compreender as trajetórias educacionais e de trabalho nas histórias de vida de dois egressos do sistema penitenciário do Distrito Federal antes, durante e após a privação de liberdade, além de conhecer suas expectativas e os recursos sociais disponíveis a estes para a sua reinserção no mercado de trabalho e reintegração no sistema educacional na vida extramuros. O método escolhido para a investigação foi a História de Vida  buscando entender a complexidade das relações intersubjetivas nos âmbitos educacional e laboral, e  a partir das narrativas de vida foram construídas zonas de sentido, sendo elas: vivências educacionais antes da passagem pelo sistema prisional, acesso à educação e trabalho no sistema prisional e oportunidades educacionais e de trabalho na vida pós-prisional. Nos relatos de vida a escola foi descrita de maneira breve e não ocupa lugar relevante em suas trajetórias pré-cárcere. Além disso, a educação não é priorizada dentro do sistema prisional e o trabalho cumpre uma função de controle e ocupação do tempo do preso. Na vida extramuros, o trabalho torna-se um suporte identitário e promove sua autonomia e dignidade como forma de reconhecimento de que o indivíduo não está mais envolvido com a criminalidade.

Biografia do Autor

Luiza Gayão, Universidade Católica de Brasília

Universidade Católica de Brasília
Escola de Saúde e Medicina Curso de Psicologia da Universidade Católica de Brasília   Rua das Pitangueiras, Lote 03, The Point, n 608. Águas Claras Norte Brasília, Distrito Federal Brasil

Andréa Dias Garzesi Souza Sobrinho, Universidade Católica de Brasília

Universidade Católica de Brasília Escola de Saúde e Medicina
Curso de Psicologia da Universidade Católica de Brasília

Maria Aparecida Penso, Universidade Católica de Brasília

Universidade Católica de Brasília
Escola de Saúde e Medicina
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Católica de Brasília

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Publicado

2021-10-28

Como Citar

Gayão, L., Dias Garzesi Souza Sobrinho, A., & Penso, M. A. (2021). TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS E DE TRABALHO DE EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL DO DISTRITO FEDERAL. Trabalho (En)Cena, 6(Contínuo), e021022. https://doi.org/10.20873/2526-1487e021022

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa