VIABILIDADE ECONÔMICA DA COGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO BIOGÁS

UM ESTUDO DE CASO NO ATERRO SANITÁRIO DE TOLEDO, PARANÁ

Autores

  • Marcelo Jacobowski UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Manoel João Ramos Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Carlos Alberto Piacenti UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Weimar Freire da Rocha Júnior UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Christian Luiz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Parana

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-9391

Resumo

Este estudo tem por finalidade analisar a viabilidade econômica da geração de energia elétrica a partir da produção de biogás no aterro sanitário do município de Toledo, PR. Diante da dificuldade que o país vem passando com sua matriz energética devido a sua dependência de fontes hídricas que vem sendo afetado pela instabilidade climática, o presente estudo se torna relevante por explorar uma alternativa para produção de energia elétrica local. Diante desses fatos, o propósito do trabalho foi identificar a capacidade de geração de biogás para a produção de energia elétrica e verificar a viabilidade econômica dessa atividade. O estudo foi descritivo e usou a técnica de coleta de dados primários pelas entrevistas semi-estruturadas, e também dados secundários, usando levantamentos documentais. Foram entrevistadas duas pessoas que atuam na secretaria do meio ambiente do município de Toledo que são responsáveis pela gestão do aterro sanitário, as mesmas contribuíram com informações que foram utilizadas na análise de viabilidade. As entrevistas ocorreram no período de janeiro a julho do ano de 2018 e as principais conclusões foram que a produção de energia elétrica no aterro por meio do biogás pode ser viável desde que se cumpra com algumas condições para operação do sistema.

Biografia do Autor

Marcelo Jacobowski, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Especialista em Gestão Industrial, graduado em Administração.

Manoel João Ramos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca; Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio; Especialista em Tecnologia de Alimentos para Agroindústria; Especialista em Engenharia Econômica e Análise de Projetos. Graduado em Engenharia de Produção Agroindustrial.

Carlos Alberto Piacenti, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Economia Aplicada; Mestre em Economia Rural; Graduado em Ciências Econômicas.Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Weimar Freire da Rocha Júnior, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção; Mestre em Economia Agrária; Graduado em Engenharia Agronômica. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Christian Luiz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Parana

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção; Graduado em Economia; Professor associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2020-08-29

Como Citar

Jacobowski, M., Ramos, M. J., Piacenti, C. A., Rocha Júnior, W. F. da, & Silva, C. L. da. (2020). VIABILIDADE ECONÔMICA DA COGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO BIOGÁS: UM ESTUDO DE CASO NO ATERRO SANITÁRIO DE TOLEDO, PARANÁ. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(3), 80–96. https://doi.org/10.20873/uftv7-9391

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)