INCÊNDIOS FLORESTAIS EM ÁREAS PROTEGIDAS:
Desafios para a prevenção e combate
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-9341Resumo
A ocorrência de incêndios florestais é atualmente um dos fatores responsáveis por possíveis alterações ecológicas dos ecossistemas. O presente artigo teve como objetivo de estudo avaliar a efetividade das ações de prevenção e combate a incêndios florestais no PESAM e APA Araguaia, a partir da infra-estrutura, recursos humanos e financeiros disponíveis, bem como a capacidade de articulação da gestão das UCs no envolvimento de diferentes atores para os anos de 2016 e 2017. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa exploratória e descritiva culminando com déficit de pessoal de 550 pontos, sendo TA= 75; BC= 375; MO= 10; CO=10; AO= 80 e com déficit de equipamento de 1450 pontos, sendo 1320 para equipamentos de combate, 30 para transporte, 40 para comunicação, 60 para operações externas e 0 para outros. Nessa perspectiva, a gestão buscou como solução para as lacunas existentes a parceria de vários órgãos e ações como educação ambiental e campanhas de mobilização das comunidades da APA Araguaia.
Palavras chave: Conservação de ecossistemas. Incêndios florestais. Planejamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.