O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA CONTEMPORANEIDADE ANTE A TRADIÇÃO GRAMATICAL ESCOLAR E A ANÁLISE LINGUÍSTICA

Autores

  • Lucas dos Santos Costa Universidade de Gurupi - UnirG
  • Marcilene de Assis Alves Araujo Universidade de Gurupi - UnirG

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-9313

Resumo

Quando se fala da baixa proficiência linguística de alunos brasileiros, se reacendem debates antigos acerca da distância existente, ainda, entre a prática pedagógica e os novos paradigmas embasados nas novas teorias, oficializados nacionalmente. Parte desse desacerto pode ser compreendido por meio da aproximação ao conhecimento histórico da disciplina curricular Língua Portuguesa, na qual coexistem a Tradição Gramatical (TG) escolar e a Análise Linguística (AL).  Em vista disso, propomos contextualizar o ensino de língua materna na contemporaneidade, diante da questão do embate entre a TG escolar e a prática de AL, por meio de estudo bibliográfico. Cada período histórico-ideológico, marcado por uma concepção de linguagem, teve a sua legitimidade e importância no tempo e contribuiu para os avanços das conquistas que, paulatinamente, vêm sendo alcançadas na renovação do ensino de português. Este trabalho possibilitou compreender a existência de aspectos da atuação docente na contemporaneidade; além das possíveis causas da permanência de velhas práticas descontextualizadas e normativistas que se revelaram ineficientes para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno.

Biografia do Autor

Lucas dos Santos Costa, Universidade de Gurupi - UnirG

Graduando em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, pela Universidade de Gurupi - UnirG. Diretor de Ensino da Liga Interdisciplinar de Processos Educativos - LIPE. Coordenador de Redação do periódico semestral Ressaca Literária. Atua como professor estagiário de inglês do Centro de Línguas UnirG (CELU). Vice-presidente do Centro Acadêmico de Letras - UnirG. Membro da Academia Infantojuvenil de Letras de Gurupi. Atuou no Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de gramática, Teoria literária, Cultura brasileira, Ensino língua portuguesa, Letramento.

Marcilene de Assis Alves Araujo, Universidade de Gurupi - UnirG

Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, (2015). Mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2005). Especialização em Docência no Ensino de Língua e Literatura, pela Universidade Estadual de Goias, Anápolis, (2001). Especialização em Docência no Ensino Superior, pela Universidade Estadual de Goias, Anápolis, (2000). Graduação em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Porangatu (1996). Atualmente, é professora titular I da Universidade de Gurupi - UnirG; professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Letas - PPGL da Universidade Federal do Tocantins; Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Processos Educativos; Prevenção e Promoção da Saúde da Universidade de Gruupi - UnirG; do Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas com Povos Indígenas-NEPPI/UFT/Araguaína. Desenvolve trabalhos interdisciplinares em educação e saúde, formação de professores indígenas e produção de material didático para indígenas. Tem experiência em práticas com metodologias ativas, com vista à uma educação enquanto um processo social, pesquisa sociolinguística, pesquisa com povos indígenas e etnográfica. Em 2018 apresentou o relatório de Estágio de Pós-doutorado em Linguística: Práticas discursivas dos rituais indígenas Krahô: Sociolinguística e Dialetologia, pela UFT Universidade Federal do Tocantins, Araguaína.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

dos Santos Costa, L., & de Assis Alves Araujo, M. (2020). O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA CONTEMPORANEIDADE ANTE A TRADIÇÃO GRAMATICAL ESCOLAR E A ANÁLISE LINGUÍSTICA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial), 20–40. https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-9313