ANÁLISE FONOESTILÍSTICA DE AH! e DODÓI

Autores

  • Sílvia Rejane Teixeira de Abreu SEE/AC (Secretaria de Educação do Estado do Acre
  • Alexandre Melo de Sousa Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-8956

Resumo

O presente artigo, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da fonoestilística, objetiva demonstrar como as escolhas léxicas, a partir do arranjo sonoro e dos efeitos que estes provocam no plano constroem a expressividade de um texto. Neste estudo, analisamos dois textos do compositor Luiz Tatit – Ah! e Dodói – fundamentando-nos, ainda, na função poética de Jakobson. Os resultados mostram que há predominância da função poética nos textos analisados, o que reflete que o autor se utiliza de escolhas lingüísticas no eixo da seleção (paradigma) sobre o eixo da combinação (sintagma) para provocar efeitos de sentido na construção de suas poesias. Verificamos, ainda, a presença dos fenômenos da motivação sonora, percebidos na expressividade dos fonemas e das palavras que formam cada poesia – o que comprova a relação entre o som e o sentido.

Biografia do Autor

Sílvia Rejane Teixeira de Abreu, SEE/AC (Secretaria de Educação do Estado do Acre

Mestre em Letras, pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2016), Especialista em Metodologia do Ensino das Artes, pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2017), Graduada em Teatro, pela Universidade de Brasília - UnB (2019). Professora de Música pela Secretaria de Educação do Estado do Acre.

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutor em Linguística. Professor de Linguística, Linguística Aplicada à Língua Brasileira de Sinais  e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Acre, em níveis de Graduação e Pós-Graduação.

Downloads

Publicado

2020-08-29

Como Citar

Abreu, S. R. T. de, & Melo de Sousa, A. (2020). ANÁLISE FONOESTILÍSTICA DE AH! e DODÓI. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(3), 106–123. https://doi.org/10.20873/uftv7-8956

Edição

Seção

Artigos