PIRÓLISE COMO ROTA TECNOLÓGICA PARA APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE BIOMASSAS: PREPARO, PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIOÓLEO DE BABAÇU (Orbignya phalerata Martius)

Autores

  • Pedro Henrique Fanslau Universidade Federal do Tocantins
  • Gláucia Eliza Gama Vieira Universidade Federal do Tocantins
  • Danilo Gualberto Zavarize Universidade Federal do Tocantins
  • José Fernandes de Sousa Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8774

Resumo

O Babaçu (Orbignya phalerata Martius) é uma fruta nativa do Brasil, encontrada principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país, e também em países que compõem a região Amazônica como a Bolívia, Colômbia e Suriname. A biomassa dessa fruta contém uma diversidade de componentes orgânicos lignocelulósicos, amiláceos e oleaginosos, com grande potencial para obtenção de biocombustíveis. Para tanto, busca-se por rotas tecnológicas de aproveitamento de biomassa como o processo de pirólise, uma técnica promissora capaz de gerar bio-produtos com notável potencial energético. Nesse sentido, o presente estudo aborda o preparo da biomassa e a produção e caracterização do bio-óleo de babaçu, obtido por meio da técnica de pirólise a partir de diferentes partes da fruta. O bio-produto obtido apresentou características como solubilidade, índice de acidez, pH, densidade, viscosidade, corrosividade e poder calorifico superior dentro dos padrões básicos para produção de biocombustíveis como biodiesel, o que indica o potencial de uso dessa matéria-prima.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Fanslau, P. H., Eliza Gama Vieira, G., Gualberto Zavarize, D., & de Sousa, J. F. (2020). PIRÓLISE COMO ROTA TECNOLÓGICA PARA APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE BIOMASSAS: PREPARO, PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIOÓLEO DE BABAÇU (Orbignya phalerata Martius). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial), 61–74. https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8774

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)