INTRODUÇÃO A AUTOMAÇÃO AGRÍCOLA: AUTOMAÇÃO NOS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO EM TEMPO REAL

Autores

  • Bruno Marcos Nunes Cosmo Unesp
  • Tatiani Mayara Galeriani Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv9-8742

Resumo

O elevado crescimento populacional, gera incertezas quanto a segurança alimentar. Fato que alinha-se com problemas de escassez e degradação de recursos, como água e solo. Assim, várias técnicas são empregadas almejando alcançar patamares superiores de produtividade, destacando-se a irrigação e o processo de automação. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo fornecer informações sobre a automação de forma ampla e enfatizar nos sistemas agropecuários com destaque na irrigação. O trabalho desenvolve-se no formato de uma revisão de literatura. Inicia-se pela automação, com apresentação do conceito e histórico, além de aspectos sobre o processo. No setor agropecuário, automação e tecnologia da informação culminaram na chamada agricultura 4.0. Com relação a automação na irrigação, o processo permite o manejo assertivo do sistema, utilizando-se de programações que consideram variáveis como a umidade do solo e do ar. Estes sistemas podem ser adquiridos comercialmente, ou confeccionados através de plataformas como o arduino. Portanto, destaca-se que o advento da automação com a evolução das práticas agropecuárias, levaram processos como a irrigação a novos níveis de tecnologia, permitindo o controle em tempo real. Assim, apesar dos diferentes níveis e formas de automação, o processo é uma medida que possibilita elevados ganhos em produtividade e eficiência.

Biografia do Autor

Bruno Marcos Nunes Cosmo, Unesp

Mestrando em Agronomia - Irrigação e Drenagem pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Botucatu (2019-2020). Especialização em andamento em Agricultura de Precisão pela Faculdade Venda Nova do Emigrante (FAVENI) (2019-2020). Aperfeiçoamentos em andamento em Ciência do Solo e Fertilidade, Atributos Físicos e Biológicos do Solo e Processos de Fertilidade do Solo pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP) (2019-2019). Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Palotina (2014-2018). Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo (C.A.E.A.A.C) (2011-2013). Ex IC (Iniciação Cientifica) Junior da UFPR com o Projeto: "Desempenho de Sistemas de Irrigação por Aspersão em Aplicação Noturna" (2012-2013). Ex bolsista de Iniciação Cientifica da UFPR com o Projeto: "Arraste de Nitrogênio Total Durante o Escoamento Superficial Devido a Aplicação de Adubação Orgânica e Mineral na Cultura do Milheto" (2016-2017). Ainda dentro da UFPR participou de: Projetos voltados para biorremediação e biocombustíveis (2013-2015); Programa Plantas Medicinais (2014-2015); Grupo de Pesquisa em Sistemas Sustentáveis de Produção Agrícola (SUPRA Pesquisa) (2014-2015); Foi monitor das disciplinas de Bromatologia para o Curso de Eng. de Aquicultura e Bromatologia e Forragicultura para o Curso de Agronomia (2016); Ex - monitor bolsista e voluntário da disciplina de Física 1 e Física Geral no curso de Agronomia (2015-2017); Ex - voluntário em atividades voltadas para química e fertilidade do solo (2016-2018). Estudante de diversos cursos na modalidade Ensino á Distância (EaD) por instituições como Senar, Sebrae, Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Naumann, IPed, Cursos 24 Horas, Fundação Getúlio Vargas, Learcanfe e Buzzero. Em sua grande maioria os cursos são voltados para as áreas de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Naturais (em especial hídricos), Administração, Empreendedorismo e Recursos humanos. Realizou o curso IRRIGAWEB - Capacitação em Uso e Manejo de Irrigação, desenvolvido pela plataforma online da EMBRAPA (2016). Desde de 2017 escritor freelancer para o site de escrita acadêmica: Studybay. Atualmente Revisor da Revista Eletrônica Científica da UERGS (2448-0479).

Tatiani Mayara Galeriani, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestranda em Agronomia - Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Botucatu (2019-2021). Graduada em Agronomia (2018) pela Universidade Federal do Paraná ? Setor Palotina. Formada em Técnica Agropecuária (2013) pelo Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo (CAEAAC). Ex-bolsista de Iniciação Científica da UFPR com o projeto: ?Efeitos de doses de adubo fosfatado aplicado a lanço na cultura do Rábano (Raphanus sativus var. longipinnatus). Ainda dentro da UFPR participou: Programa de Plantas Medicinais (2014-2015); Grupo de Pesquisa em Sistema Sustentáveis de Produção Agrícola (SUPRA Pesquisa) (2014-2015); Ex-monitora bolsista das disciplinas de Bromatologia para o Curso de Eng. de Aquicultura e Bromatologia e Forragicultura para o Curso de Agronomia (2016).

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

Nunes Cosmo, B. M., & Galeriani, T. M. (2022). INTRODUÇÃO A AUTOMAÇÃO AGRÍCOLA: AUTOMAÇÃO NOS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO EM TEMPO REAL. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 9(1), 179–193. https://doi.org/10.20873/uftv9-8742

Edição

Seção

Artigos