EPIDEMIOLOGIA DO SURTO DE DOENÇA POR CORONAVÍRUS (COVID-19)

Autores

  • Raimundo Gonçalves Ferreira Netto Departamento de Ensino, Instituição Federal do Amazonas (IFAM), Manaus, Brasil
  • José Wilson do Nascimento Corrêa Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8710

Resumo

Desde os relatos vindos da China de pneumonia de origem não conhecida, passando pela identificação do novo coronavírus SARS-Cov-2 como agente causador da doença COVID-19, o mundo enfrenta grandes desafios para conter seu avanço e elucidar seu tratamento. O vírus é capaz de ser transmitido de pessoa a pessoa por gotículas originárias de nariz e boca de pacientes infectados ou por contato com superfícies contaminadas. Os sintomas da infecção podem evoluir de tosse, febre e congestão nasal à pneumonia grave. Parcela de indivíduos infectados pode permanecer assintomática e contribuir com propagação do vírus, especialmente para idosos e indivíduos com outras comorbidades que são mais susceptíveis às manifestações graves da doença. O número de novos casos confirmados está em uma crescente, o que reforça a necessidade de manutenção de medidas sanitárias. As projeções para novos casos e, em especial, para o número de mortes causadas por formas graves de COVID-19 para o Brasil são preocupantes e variam de 44.000 a aproximadamente 1.100.000 mil mortes, a depender das medidas tomadas. Este artigo revisa este cenário e relata as estratégias recomendadas pela OMS aos países. Particularmente, discute a cronologia e o cenário atual da COVID-19 no Brasil.

Palavras-chave: Epidemiologia, COVID-19, SARS-Cov-2

 

Biografia do Autor

Raimundo Gonçalves Ferreira Netto, Departamento de Ensino, Instituição Federal do Amazonas (IFAM), Manaus, Brasil

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e mestrado em Zootecnia (Nutrição Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor do Instituto Federal do Amazonas nos cursos de Medicina Veterinária e tecnólogo em Agroecologia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em nutrição e alimentação animal e treinamento de cães-guia para cegos.

José Wilson do Nascimento Corrêa, Universidade Federal do Amazonas

Farmacêutico-Bioquímico Analista Clínico pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005), possui mestrado (2007) e doutorado (2011) em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (conceito CAPES 7) com período Sanduíche no Kidney Research Centre da Universidade de Ottawa (Ottawa, Canadá) e Pós-Doutorado pelo InCor-HC-FM-USP (2012). Atua como Professor Adjunto nível 4 de Farmacologia no DCF-ICB-UFAM e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da UFAM. Tem experiência em Farmacologia Cardiovascular e Renal, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacologia da hipertensão arterial e diabetes, farmacologia de produtos naturais e seguimento farmacoterapêutico.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Gonçalves Ferreira Netto, R., & do Nascimento Corrêa, J. W. (2020). EPIDEMIOLOGIA DO SURTO DE DOENÇA POR CORONAVÍRUS (COVID-19). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial-3), 18–25. https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8710