ESTUDO EXPERIMENTAL DO DESEMPENHO DE PAVIMENTOS PERMEÁVEIS COMO ALTERNATIVA DE REDUÇÃO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL EM ÁREAS URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8582Resumo
O presente estudo tem por objetivo avaliar o desempenho do pavimento permeável em relação à capacidade de infiltração das águas pluviais, visando à redução do escoamento superficial em áreas urbanas. Visto que o processo de urbanização das cidades, sem o adequado planejamento de uso do solo, provoca uma crescente impermeabilização dos solos, os pavimentos permeáveis surgem como alternativa para reduzir os impactos nos centros urbanos. Estes ao mesmo tempo em que servem de pavimentação, possibilitam a infiltração da água. Para atingir o objetivo, foi utilizada uma metodologia qualitativa e quantitativa por meio de um experimento realizado no Laboratório de Recursos Hídricos, onde o simulador de precipitação fez chover a 154,9mm/h sobre as camadas de pavimento permeável, baseado nos dados do software Plúvio. Com isso, foi possível determinar a infiltração e o escoamento superficial sobre os pavimentos. Os pavimentos permeáveis e semipermeáveis escolhidos para a execução dos ensaios de simulação de chuva foram: blocos intertravados, vazados e blocos de concreto poroso. Concluiu-se que dentre os pavimentos testados, os blocos vazados e os de concreto poroso obtiveram melhores capacidades de infiltração, sendo, portanto ótimas opções para estacionamentos de veículos leves e demonstram serem tecnologias altamente desenvolvidas para o controle dos volumes escoados.
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