CONQUISTAS SOCIAIS AUFERIDAS COM A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: UMA REFLEXÃO RETROSPECTIVA DE TRÊS DÉCADAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-8505Resumo
Neste artigo é feita uma breve reflexão sobre as conquistas sociais trazidas à sociedade brasileira com o advento da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. A metodologia é a exploração bibliográfica, cotejando-se e intercalando-se pensamentos de vários autores. Entende-se ser o momento oportuno, porquanto em 2018 a Constituição pátria atual fez 30 anos de existência, bem como atualmente vivemos no Brasil uma espécie de onda conservadora, com pedidos risíveis por uma intervenção militar constitucional, que inexiste como possibilidade na legislação brasileira, para acabar com a perene corrupção nos poderes pátrios, a eleição de um presidente autoproclamado de direita e, mais recentemente, comemorações pelo golpe militar-civil de 31 de março de 1964, que completou 55 anos em 2019. Precisamos, mais do nunca, ressaltar a importância da democracia, lembrando de um recente período de seu fortalecimento: a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.