Clínica Psicodinâmica do Trabalho: a prática em diversos contextos de trabalho

Autores

  • Liliam Deisy Ghizoni Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Solene Nobre de Medeiros Detran DF
  • Gerusa Menezes de Carvalho Universidade Federal do Amazonas
  • Priscila Moreira Santana Universidade Federal do Amazonas
  • Cláudia de Negreiros Magnus Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Perla Alves Martins Lima Universidade Estadual de Roraima
  • Rosângela Dutra de Moraes Universidade Federal ao Amazonas
  • Álvaro Roberto Crespo Merlo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Magnólia Mendes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p74

Palavras-chave:

Clínica do trabalho, psicodinâmica do trabalho, espaço de discussão

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar práticas clínicas, em diversos contextos de trabalho, realizadas recentemente de norte a sul do Brasil. A clínica psicodinâmica do trabalho caracteriza-se pela análise dos processos psíquicos mobilizados pelo encontro entre o sujeito e as imposições geradas pela organização do trabalho. São apresentadas cinco práticas clínicas desenvolvidas nos Laboratórios de Psicodinâmica do Trabalho da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do Amazonas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São práticas que sistematizam a metodologia em clínica do trabalho, apresentando especificidades e singularidades, a depender da realidade sociocultural e institucional de cada categoria estudada. As experiências relatadas evidenciam a diversidade de demandas e a importância da escuta clínica do sofrimento no trabalho. Os relatos evidenciam que a distância entre o prescrito e o real, que desencadeia o sofrimento, também está presente no fazer dos pesquisadores, demandando mobilização e criação de alternativas adequadas a cada realidade. Ainda, indica como perspectiva para futuros estudos, a necessidade de articular outros campos que contribuam para aprofundar o uso dos dispositivos de escuta. Apresenta-se como um referencial potente para essa referência a psicanálise. Essa articulação contribui para uma escuta analítica do sofrimento e sustenta uma proposta de construção de uma Clínica Analítica do Trabalho.

Palavras-chave: Clínica do trabalho; psicodinâmica do trabalho; espaço de discussão

ABSTRACT

This study aims to present clinical practice under various work contexts, recently held from North to South of Brazil. The psychodynamic clinic of labour is characterized by the analysis of mental processes mobilized by the meeting between the subject and the impositions generated by the work organization five clinical practices are presented that are developed in laboratories of labor psychodynamics at the University of Brasilia (DF), Federal University of Amazonas and Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. These practices provide a systematic methodology in labour clinic resulting in unique practices depending on the sociocultural and institutional reality of each studied category. The reported experiences show the demand diversity and the importance of the clinic listening of work suffering. The reports show that the distance between the prescribed and the true rules which triggers the suffering is also the researchers' tasks, requiring mobilization and creation of suitable alternatives in each reality. It also indicates the need for future studies to articulate other fields that contribute to deepen the use of listening devices. It seems a powerful reference for psychoanalysis. This articulation contributes to suffering's analytical listening and supports a construction proposal of an Analytical Clinic of Labour.

Keywords: Labour Clinic; labour psychodynamics; discussion space

Biografia do Autor

Liliam Deisy Ghizoni, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT - Campus Universitário de Palmas, no Curso de Administração. Doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações na UnB com Estágio Sanduíche na Université Catholique de Louvain la Neuve - Bélgica. Mestre em Educação (área de Educação e Trabalho) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Saúde Mental pela FIOCRUZ. Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí, graduação em Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Itajaí. Membro do NESol/ITCP/UFT. Pesquisadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clinica do Trabalho - LPCT/UnB. Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: Psicodinâmica e Clínica do Trabalho (UnB) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Social (UFT).

Solene Nobre de Medeiros, Detran DF

Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia. Especialista em Teoria Psicanalítica e em Psicodinâmica do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Letras e em Psicologia. Servidora pública, psicóloga clínica e clínica do trabalho. Coordenadora do Programa de Preparação para Aposentadoria do DETRAN.

Gerusa Menezes de Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas, bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Psicóloga da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Manaus.

Priscila Moreira Santana, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas, bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Psicóloga com atuação na área Organizacional e do Trabalho.

Cláudia de Negreiros Magnus, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do RS (1993); cursou quatro anos de Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou especialização em Administração de Recursos Humanos (PUC - 1997) e em Supervisão de Treinamento Empresarial (PUC - 1999). Fez MBA em Marketing (ESPM - 2000) e em Gestão de Pessoas (ESPM - 2003). Pela UFRGS, cursou Mestrado em Psicologia Social e Institucional, cuja dissertação abordou a saúde dos trabalhadores de saúde mental de hospital psiquiátrico público (2009). Atualmente é aluna de Doutorado desta mesma universidade, participando do grupo de pesquisa do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho coordenado pelo professor Doutor Álvaro Roberto Crespo Merlo. É servidora da Secretaria Estadual de Saúde (SES), lotada no Hospital Sanatório Partenon, em que coordena a Comissão de Saúde do Servidor. Também representa a SES na coordenação executiva do Programa de Atenção e Valorização do Servidor do Estado, PROSER/ núcleo SES. É diretora suplente pela segunda vez no Sindicato dos Técnicos-científicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINTERGS), problematizando questões relacionadas a saúde física e mental dos servidores. Em 2012 realizou estágio doutoral na Université Catholique de Louvain (Bélgica) sob orientação do professor Doutor Thomás Perilleux cuja ênfase foram as Clínicas do Trabalho. Nesta vivência também houve aproximação com professores do Conservatoire National des Arts e Métiers (CNAM) em Paris, dentre eles a professora Dominique Lhuilier e os professores Éric Hamraoui e Yves Clot.

Perla Alves Martins Lima, Universidade Estadual de Roraima

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas, Servidora do Tribunal de Justiça de Roraima e Professora da Universidade Estadual de Roraima. 

Rosângela Dutra de Moraes, Universidade Federal ao Amazonas

Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas, integrante do quadro efetivo, nível Associado I. Atuando na graduação e no mestrado em psicologia, na área de Psicologia do Trabalho e Organizacional, com ênfase na teoria psicodinâmica do trabalho. Coordenadora do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho da UFAM. Psicóloga (UFPA); Especialista em Psicologia Clínica (UFPA); Mestra em Educação (UFAM); Doutora em Ciências: Desenvolvimento Sócioambiental (NAEA/UFPA), com doutorado sanduíche na Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Madrid, Espanha. Pós-doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM, Paris. Membro da Associação Nacional de Pesquisa Pós-Graduação em Psicologia. Principais temas de pesquisa: trabalho e saúde, subjetividade e trabalho, transformação do sofrimento do trabalho, clínica do trabalho.

Álvaro Roberto Crespo Merlo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Álvaro Roberto Crespo Merlo é Médico do Trabalho, Especialista em Saúde Pública pela Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) em 1979, Doutor em Sociologia pela Université Paris VII (Denis Diderot) em 1996. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua na Faculdade de Medicina, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS e é Professor Médico-Assistente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Medicina Ocupacional/Ambulatório de Doenças do Trabalho e na Residência em Medicina do Trabalho. Publicou 48 artigos em periódicos especializados, 50 capítulos de livros e 9 livros. Orientou 29 dissertações de mestrado e 4 de doutorado. Atualmente, orienta 3 estudantes de doutorado e 2 de mestrado. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e na área da Medicina, com ênfase em Medicina do Trabalho. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho da UFRGS.

Ana Magnólia Mendes, Universidade de Brasília

Professora na Universidade de Brasília – UnB. Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Estágio Sênior no Freudian-Lacanian Institute Après-Coup Psychoanalytic Association em parceria com a School of Visual Arts, New York (EUA). Estágio pós-doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris, doutorado em Psicologia pela UnB e sanduíche na Universidade de Bath, Inglaterra. 

Referências

BENDASSOLLI, P. F e SOBOLL, L. A. P. (Orgs). 2011. Clínicas do Trabalho: novas perspectivas para a compreensão do trabalho na atualidade. São Paulo: Atlas. 288 p.

DEJOURS, C. 2011. A metodologia em psicodinâmica do trabalho. In S. Lancman, e L. I.Sznelwar (Orgs) In Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho (Tradução: Franck Soudant). Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz; Brasília: Paralelo 15, 3ª. Ed, 2011. Cap. 2, p. 125-150.

DEJOURS, C. 2012. Trabalho e emancipação. Brasília: Paralelo 15, 221 p.

DEJOURS, C. e MOLINIER, P. 2011. O trabalho como enigma. In S. Lancmane L. Sznelwar. (Orgs.), Christophe Dejours: da psicopatologia à Psicodinâmica do Trabalho. (3 ed. rev, F. Soudant; S. Lancmane L. I. Sznelwartrads). Rio de Janeiro: Fiocruz Brasília: Paralelo 15, p.151-166

GHIZONI, L.D. 2013. Clínica Psicodinâmica da Cooperação na Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro Norte de Palmas – TO (ASCAMPA). Tese de doutorado. Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil, 308 p.

GHIZONI, L. D. e MENDES, A. M. 2014. Dispositivos para uma escuta clínica do sofrimento no trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Contextos Clínicos, 7(1),15-26.

GHIZONI, L. D., MENDES, A. M. e CORGOZINHO, J. P. 2013. Uma proposta brasileira para a Clínica Psicodinâmica do Trabalho. In L. D. C. Schlindwein (Org.). Saúde mental e trabalho na Amazônia: múltiplas leituras sobre prazer e sofrimento no trabalho. Vol I, Porto Velho-RO: EDUFRO, p. 25-39.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 48.898, de 6 de março de 2012.

MARTINS, S. R. 2009. Clínica do trabalho. Coleção Clínica Psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo. 195 p.

MARTINS, S. R. e MENDES, A. M. 2012. Espaço coletivo de discussão: a clínica psicodinâmica do trabalho como ação de resistência. Revista Psicologia, 12(2), 171-183.

MARTINS, S. R., BOTTEGA, C. G., VASCONCELOS, A. C. L., SOBOLL, L. A. P., MORAES, R. D., HORST, A. C.; FACAS, E. e MERLO, A.C. 2013. Construindo identidade: narrativas históricas da psicodinâmica do trabalho no cenário Brasileiro. In: A. R. C. Merlo;

A. M. Mendes e R. D. de Moraes (Orgs.), O sujeito no trabalho: entre a saúde e a patologia. Curitiba, Juruá, p. 25-40.

MENDES, A. M. 2007. Psicodinâmica do Trabalho: teoria, método e pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo. 368 p.

MENDES, A. M. e ARAUJO, L. K. R. 2012. Clínica psicodinâmica do trabalho: o sujeito em ação. Curitiba: Juruá. 154 p.

MENDES, A. M.; MORAES, R. D. e MERLO, A. R. C. (Orgs.). 2014. Trabalho e Sofrimento: práticas clínicas e políticas. Curitiba: Juruá. 260 p.

MOLINIER, P. 2008. A dimensão do cuidar no trabalho hospitalar: abordagem psicodinâmica do trabalho de enfermagem e dos serviços de manutenção. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, 33 (118), 06-16.

MORAES, R. D. 2011. As estratégias de defesa e de enfrentamento do sofrimento no trabalho com automação no Polo Industrial de Manaus. In: M. C. Ferreira; J. S. N. Garcia; C. P. Almeida; A. M. Mendes (Orgs.). Dominação e resistência no contexto trabalho saúde.1ed. São Paulo: Mackenzie, 2011, v. 1, p. 101-120.

Downloads

Publicado

2015-01-14

Como Citar

Ghizoni, L. D., Medeiros, S. N. de, Carvalho, G. M. de, Santana, P. M., Magnus, C. de N., Lima, P. A. M., … Mendes, A. M. (2015). Clínica Psicodinâmica do Trabalho: a prática em diversos contextos de trabalho. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 1(1), 74–94. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p74

Edição

Seção

Artigos