ESCLERODERMIA SISTÊMICA E DOENÇAS ASSOCIADAS: UM RELATO DE CASO
UM RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-7831Resumo
Esclerodermia Sistêmica (ES) é uma patologia rara, autoimune com evolução multissistêmica. Relata-se o caso de uma paciente, L. S. R., negra, 41 anos de idade, residente em Gurupi-TO que compareceu à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Nova no município de Gurupi-TO. Durante a anamnese, paciente relatou ser portadora de ES associada a complicações como Pneumopatia Intersticial, Artrite Reumatoide e Doença do Refluxo Gastresofágico. O prontuário indicou que o diagnóstico foi feito no dia 6 de agosto de 2018, baseado na presença das manifestações clínicas de úlceras digitais, esclerodactilia, fenômeno de Raynaud, microstomia e leucomelanodermia. Aos exames de imagem, a tomografia computadorizada evidenciou padrão de vidro fosco bilateral compatível com Pneumopatia Intersticial. Esofagograma com dilatação esofagianas e preenchimento contínuo e fase tardia com retardo do esvaziamento por redução do calibre, compatível com Doença do Refluxo Gastresofágico. Foi feita uma intervenção terapêutica com razoável melhora do quadro da paciente, através de medicações como Ciclofosfamida, Nifedipino Retard, Captopri, Omeprazol, Domperidona, Carbonato de Cálcio + Vitamina D. Mesmo identificando melhora dos sintomas relatados pela paciente na consulta do dia 20 de setembro de 2019, faz se necessários maiores estudos sobre a patogênese dessa afecção, bem como explorar as medidas terapêuticas eficazes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.