FATORES SOCIODEMOGRAFICOS E COMPORTAMENTAIS ASSOCIADOS À ADIPOSIDADE CORPORAL EM ADULTOS

Autores

  • Tainara Pereira de Araujo
  • Elisama Costa Lopes
  • Fabiane Aparecida Canaan Rezende
  • Renata Junqueira Pereira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-7713

Resumo

A obesidade é uma condição multicausal, caracterizada pelo excesso de peso, resultante do desequilíbrio do balanço energético. O objetivo deste estudo foi avaliar os fatores sociodemográficos e comportamentais associados ao elevado percentual de gordura corporal (GC) e à obesidade abdominal (OA), numa população adulta, servidores da Universidade Federal do Tocantins. Participaram do estudo 226 servidores, os quais foram submetidos a avaliação antropométrica, e responderam a um questionário socioeconômico e comportamental. As prevalências de sobrepeso e obesidade foram 33,09% e 16,18%, respectivamente, para mulheres e 36,67% e 16,67%, para homens, a OA esteve relacionada à idade em ambos os sexos, a GC diretamente relacionada à idade e escolaridade nos homens. 67,78% dos homens consumiam bebida alcoólica; 46,32% das mulheres eram sedentárias. Nos homens, o tabagismo esteve associado ao aumento do perímetro da cintura (PC). As prevalências de sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas foram consideradas elevadas em relação ao preconizado na literatura. Os percentuais de indivíduos em sobrepeso e obesidade foram maiores entre homens. O PC aumentou conforme aumento da idade nas mulheres. A GC aumentou conforme o grau de escolaridade nos homens. O tabagismo associou-se ao PC elevado nos homens, a prática de atividade física não demostrou-se fator de proteção.

Biografia do Autor

Renata Junqueira Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Professora dos Cursos de Graduação em Nutrição, Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Mestrado em Ciências da Saúde, do Campus UFT de Palmas.

Downloads

Publicado

2020-03-27

Como Citar

Pereira de Araujo, T., Costa Lopes, E., Canaan Rezende, F. A., & Pereira, R. J. (2020). FATORES SOCIODEMOGRAFICOS E COMPORTAMENTAIS ASSOCIADOS À ADIPOSIDADE CORPORAL EM ADULTOS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(2), 40–51. https://doi.org/10.20873/uftv7-7713

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)