O reacionarismo da opinião pública e seu papel determinante na legitimação ideológica da violência policial

Autores

  • Renato Nunes Bittencourt Faculdade Duque de Caxias-UNIESP e Faculdade CCAA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p5

Palavras-chave:

Opinião Pública; Violência; Multidão

Resumo

O artigo visa analisar os discursos conservadores incrustrados tradicionalmente na opinião pública brasileira acerca das ações repressivas das forças policiais contra não apenas a dita marginalidade, mas também qualquer movimento de resistência ao caráter arbitrário do Estado alheio aos interesses efetivamente populares, evidenciando que essa disposição nasce da internalização da opressão na própria subjetividade da massa social, tornando essa violência oficial do Estado algo natural. O artigo coloca também como pauta de discussão a importância das mobilizações populares como mecanismo político de resistência efetiva ao autoritarismo do Estado como um processo progressivo de tomada de consciência do povo acerca de sua potencial cidadania.

Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, Faculdade Duque de Caxias-UNIESP e Faculdade CCAA

Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ - Curso de Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, professor da Faculdade CCAA e da Faculdade Duque de Caxias - UNIESP.

Downloads

Publicado

2019-04-25

Como Citar

Bittencourt, R. N. (2019). O reacionarismo da opinião pública e seu papel determinante na legitimação ideológica da violência policial. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 1(1), 05–24. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p5

Edição

Seção

Artigos