DIAGNÓSTICO FÍSICO-QUÍMICO DA ÁGUA DE BEBEDOUROS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ESPERANÇA/PB
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv6-6476Resumo
Objetivou-se com esse trabalho verificar os parâmetros físico-químicos da água dos bebedouros das escolas municipais da zona urbana da cidade de Esperança-PB. As amostras foram coletadas em garrafas plásticas de 2 litros e foram encaminhadas ao Laboratório do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico (PROSAB), em Campina Grande-PB, para a realização das análises. Os valores foram avaliados conforme as recomendações da portaria de consolidação No 05/2017. Os parâmetros analisados foram: pH, temperatura, cor aparente, condutividade elétrica, turbidez, alcalinidade, dureza total, cloreto, nitrito, nitrato, sólidos totais dissolvidos, sólidos totais voláteis e sólidos totais fixos. Com relação ao pH todas as amostras atenderam aos padrões estipulados; com relação a cor aparente, todas as amostras estão em desacordo com as normas vigentes; a condutividade elétrica das águas resultou numa média de 380,6 μS/Cm; a alcalinidade média foi de 79,18 mg/L de CaCO3; as amostras apresentaram dureza branda; o teor de cloreto, nitrito e nitrato estão dentro dos padrões permitidos; as amostras apresentaram turbidez que variou de 0 a 0,33, corroborando com as normas; com relação aos Sólidos Totais Dissolvidos, voláteis e fixos, os valores variaram de 94 a 302 mg L-1, 4 a 258 mg L-1 e 4 a 280 mg L-1, respectivamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.