Um UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS SIMPLES, SEM-FIO, DE LONGO ALCANCE USANDO MÓDULOS DE RÁDIO XBEE, A PLATAFORMA ARDUINO E O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO NI-LABVIEW
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp87Resumo
Relata-se a construção e teste de protótipos de sistemas de aquisição de dados que empregam ondas de rádio, desenvolvidos em 2016 como parte do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Tocantins (PIBIC) com o plano de trabalho intitulado: Construção de um sistema de aquisição de dados com comunicação através de ondas de radio usando módulos Xbee, o padrão Zigbee, a plataforma de prototipagem Arduino e o Labview. Os sistemas construídos integram: módulos sensores, módulos de rádio do tipo Xbee, a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino e o ambiente de desenvolvimento de sistemas Labview. O objetivo é aproveitar as novas capacidades de comunicação de longo alcance dos módulos de rádio de baixa potênciacom fator de forma da empresa DigiInternational, juntamente com a sua compatibilidade com a família de placas de circuito impresso, com base em microcontroladores da série Arduino, Raspberry e outros, assim como de shields e módulos sensores, para a construção de sistemas de aquisição de dados sem fio. Os protótipos são formados por dois subsistemas: No primeiro, módulos sensores coletam informação elétrica analógica de grandezas físicas sendo analisadas e enviam os dados para uma placa Arduino Uno que transforma os sinais analógicos em digitais, em seguida usa um módulo Xbee para propagar a informação através de radiodifusão. O segundo subsistema é constituído por outro módulo Xbee conectado a um microcomputador através da interface USB a qual está em comunicação com um aplicativo em Labview,este subsistema recepciona o sinal sendo difundido pelo primeiro módulo. O aplicativo em Labview controla o processo de aquisição e radiodifusão da informação assim como a gravação dos dados numéricos e a sua apresentação gráfica em um display de computador. Os sistemas construídos permitem transmitir e receber dados científicos por comunicação através de ondas de rádio entre dois locais distantes, em tempo real, e com precisão. Os protótipos podem ser facilmente construídos e modificados para ser introduzidos como uma ferramenta confiável de aquisição de dados em qualquer laboratório científico.
Palavras-chave:Instrumentação, Arduino, Xbee.
Referências
MEASUREMENT COMPUTING CORPORATION. Data acquisition handbook. 3thed., MCCDAQ 133 p., 2012.
MAINAK CHOWDHURY, ARUMITA BISWAS. Wireless Communication.Theory and Applications.Cambridge University Press, 568 p. 2017.
JONATHAN A TITUS. The Hands-on XBEE Lab Manual: Experiments that Teach you XBEE Wirelesss Communications. 1st edition, Newnes, 324 p. 2012.
MASSIMO BANZI. Getting Started with Arduino.2nd editions, O’reilly 118 p. 2011.
NATIONAL INSTRUMENTS CORPORATION. Getting Started with LabVIEW.Worldwide Technical Support and Product Information, Nov. 2001 edition, 47 p. 2001.
JEFFREY TRAVIS, JIM KRING.LabVIEW for Everyone: Graphical Programming Made Easy and Fun. 3thEdition, U.S.A., Prentice Hall; 2006.
TEXAS INSTRUMENTS.LM35 Precision Centigrade Temperature Sensors. Datasheet, U.S.A. 2016.
NATIONAL INSTRUMENTS GLOBAL.LabVIEW Interface for Arduino (LIFA) Toolkit Overview. Free internet video resource tutorial available at internet address: https://www.youtube.com/watch?v=n3AwL-_UCS4.Acesso em 15/04/2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.