Um UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS SIMPLES, SEM-FIO, DE LONGO ALCANCE USANDO MÓDULOS DE RÁDIO XBEE, A PLATAFORMA ARDUINO E O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO NI-LABVIEW

Autores

  • Welliton Leite da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Liliana Yolanda Ancalla Davila Universidade Federal do Tocantins
  • Nilo Mauricio Sotomayor

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp87

Resumo

Relata-se a construção e teste de protótipos de sistemas de aquisição de dados que empregam ondas de rádio, desenvolvidos em 2016 como parte do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Tocantins (PIBIC) com o plano de trabalho intitulado: Construção de um sistema de aquisição de dados com comunicação através de ondas de radio usando módulos Xbee, o padrão Zigbee, a plataforma de prototipagem Arduino e o Labview. Os sistemas construídos integram: módulos sensores, módulos de rádio do tipo Xbee, a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino e o ambiente de desenvolvimento de sistemas Labview. O objetivo é aproveitar as novas capacidades de comunicação de longo alcance dos módulos de rádio de baixa potênciacom fator de forma da empresa DigiInternational, juntamente com a sua compatibilidade com a família de placas de circuito impresso, com base em microcontroladores da série Arduino, Raspberry e outros, assim como de shields e módulos sensores, para a construção de sistemas de aquisição de dados sem fio. Os protótipos são formados por dois subsistemas: No primeiro, módulos sensores coletam informação elétrica analógica de grandezas físicas sendo analisadas e enviam os dados para uma placa Arduino Uno que transforma os sinais analógicos em digitais, em seguida usa um módulo Xbee para propagar a informação através de radiodifusão. O segundo subsistema é constituído por outro módulo Xbee conectado a um microcomputador através da interface USB a qual está em comunicação com um aplicativo em Labview,este subsistema recepciona o sinal sendo difundido pelo primeiro módulo. O aplicativo em Labview controla o processo de aquisição e radiodifusão da informação assim como a gravação dos dados numéricos e a sua apresentação gráfica em um display de computador. Os sistemas construídos permitem transmitir e receber dados científicos por comunicação através de ondas de rádio entre dois locais distantes, em tempo real, e com precisão. Os protótipos podem ser facilmente construídos e modificados para ser introduzidos como uma ferramenta confiável de aquisição de dados em qualquer laboratório científico.

Palavras-chave:Instrumentação, Arduino, Xbee.

Referências

LEITE DA SILVA, W.; SOTOMAYOR, N. M.Desenvolvimento de sistemas de aquisição de dados usando a placa Arduino uno e o software NI-Labview.Desafios. v. 3, p. 118-125, 2017.

MEASUREMENT COMPUTING CORPORATION. Data acquisition handbook. 3thed., MCCDAQ 133 p., 2012.

MAINAK CHOWDHURY, ARUMITA BISWAS. Wireless Communication.Theory and Applications.Cambridge University Press, 568 p. 2017.

JONATHAN A TITUS. The Hands-on XBEE Lab Manual: Experiments that Teach you XBEE Wirelesss Communications. 1st edition, Newnes, 324 p. 2012.

MASSIMO BANZI. Getting Started with Arduino.2nd editions, O’reilly 118 p. 2011.

NATIONAL INSTRUMENTS CORPORATION. Getting Started with LabVIEW.Worldwide Technical Support and Product Information, Nov. 2001 edition, 47 p. 2001.

JEFFREY TRAVIS, JIM KRING.LabVIEW for Everyone: Graphical Programming Made Easy and Fun. 3thEdition, U.S.A., Prentice Hall; 2006.

TEXAS INSTRUMENTS.LM35 Precision Centigrade Temperature Sensors. Datasheet, U.S.A. 2016.

NATIONAL INSTRUMENTS GLOBAL.LabVIEW Interface for Arduino (LIFA) Toolkit Overview. Free internet video resource tutorial available at internet address: https://www.youtube.com/watch?v=n3AwL-_UCS4.Acesso em 15/04/2017.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

da Silva, W. L., Ancalla Davila, L. Y., & Sotomayor, N. M. (2018). Um UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS SIMPLES, SEM-FIO, DE LONGO ALCANCE USANDO MÓDULOS DE RÁDIO XBEE, A PLATAFORMA ARDUINO E O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO NI-LABVIEW. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 5(Especial), 87–96. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp87