EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES E FORMAÇÃO INICIAL DE PLÂNTULAS DE VOCHYSIA TUCANORUM
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018vol5n2p87Resumo
O presente trabalho visa analisar os efeitos de diferentes substratos na germinação e formação inicial de plântulas de Vochysia tucanorum, para que se possa utilizar tais informações a favor das técnicas de recuperação de áreas degradadas utilizando a espécie em questão. Para tanto as sementes foram semeadas uma em cada tubete, sendo utilizados 10 tubetes para cada substrato: areia, vermiculita, solo orgânico, moinha de carvão e solo compactado. Foram avaliados percentual de germinação, massa seca, comprimento médio do caule das plântulas, média da soma do comprimento das folhas, comprimento das raízes principais e pivotante. Moinha de carvão se mostrou o pior substrato.
Palavras-chave: recuperação, áreas degradadas, Vochysia.
Referências
ELETRICIDADE DE SÃO PAULO S/A - ELETROPAULO. Guia de planejamento e manejo da arborização urbana. São Paulo: Eletropaulo: Cesp: CPFL, 1995. 38 p.
FRANÇA, F. Vochysiaceae. In: Lista de Espécies da Flora do Brasil. Rio de Janeiro: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2013.
LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. 4 ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002. v.1, 368 p.
MANTOVANI, W.; MARTINS, F. R. Florística do cerrado da Reserva Biológica de Mogi Guaçu, SP. Acta Botanica Brasilica, Feira de Santana, v. 7, n. 1, p. 33-60, 1993.
Ronquim CC, Prado CHBA, Souza JP. 2013. Estabelecimento e crescimento de plantas jovens de Vochysia tucanorum Mart. (Vochysiaceae) em área aberta e sombreada sob dossel florestal. Scientia Forestalis 41: 121-130.
SANTOS, K. dos. Flora arbustivo-arbórea do fragmento de floresta estacional semidecidual do Ribeirão Cachoeira, Campinas, SP. 1998. 266 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1998.
SÃO PAULO (Município). Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Manual técnico de arborização urbana. São Paulo, 2005. 48 p.
WEISER, V. de L.; GODOY, S. A. P. de. Florística em um hectare de cerrado strictu sensu na ARIE - Cerrado Pé-de-Gigante, Santa Rita do Passa Quatro, SP. Acta Botanica Brasilica, Feira de Santana, v. 15, n. 2, p. 201-212, 2001.
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.