AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CAPACITAÇÃO DE COLABORADORES NA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n4p154Resumo
Os restaurantes universitários (RU’s) têm por desafio fornecer, a um baixo custo, alimentação de qualidade, nutricionalmente adequada e que satisfaça os desejos da sua clientela. Para proporcionar está satisfação é imprescindível que haja melhoria do fator humano, e esta pode ser feita através da educação e treinamento dos funcionários. Neste sentido, esta pesquisa teve como intuito avaliar os impactos da capacitação de colaboradores na satisfação dos usuários dos Restaurantes Universitários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participaram da pesquisa 116 colaboradores, sendo que, na primeira e segunda pesquisa de satisfação, responderam ao questionário 919 e 274 usuários, respectivamente. Após a primeira etapa, foi realizada uma capacitação com todos os colaboradores pertencentes as três unidades do RU, seguida da nova aplicação do questionário para avaliar a satisfação junto aos usuários do RU da UFSM. Com os resultados dessa pesquisa, pode-se observar que, após a capacitação, os percentuais de satisfação de vários itens da pesquisa aumentaram, tais como “cortesia com o usuário por parte do funcionário” e “tempo de reposição das preparações no buffet”. Além disso, ressalta-se a necessidade da realização de capacitações continuamente, bem como o monitoramento da satisfação do usuário, nos serviços de alimentação e especialmente nos RU’s.
Referências
ARAÚJO, A. C.; CHIAPETTA, D. M.; CORREIA, R. Satisfação de clientes em relação ao serviço de nutrição de um restaurante. Nutrire. v.36, n.11, p. 98-98, 2011.
BRANDÃO, A.R.; GIOVANONI, A. Comparação dos cardápios oferecidos em uma unidade de alimentação e nutrição do município de Teutônia com o programa de alimentação do trabalhador. Revista Destaques Acadêmicos. v.3, n.3, p.89-94, 2011.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC n°216. De 15 de setembro de 2004. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/388704/RESOLU%25C3%2587%25C3%2583O-RDC%2BN%2B216%2BDE%2B15%2BDE%2BSETEMBRO%2BDE%2B2004.pdf/23701496-925d-4d4d-99aa-9d479b316c4b> Acesso em: 26/08/2017.
CAMPOS, V.F. TQC-Controle de Qualidade Total. 9 ed. Nova Lima, MG: INDG Tecnologia e Serviços; 2014.
CAMPOS, A.K.C.; CARDONHA, A.M.S.; PINHEIRO, L.B.G.; FERREIRA, N.R.; AZEVEDO, P.R.M.; STAMFORD, T.L.M. Assessment of personal hygiene and practices of food handlers in municipal public schools of Natal, Brazil. Food Control. v.20, n.9, p.807-810, 2009.
CASTELLI, G. Administração Hoteleira. 9 ed., Caxias do Sul, EDUCS; 2003.
GARDIN, E. T. de O.; CRUVINEL, E. B. S. Avaliação da satisfação dos clientes do Restaurante Universitário (RU) do campus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2013.
GASPARIN, E.; WACHHOLZ, L.; MENDONÇA, S.N.T.G.; LORENZI, B.C.; BORTOLOTTI, S.L.V.; SILVA, J.F.; LIMA, D.P.; BRANDÃO, W.A.P.N. Perfil nutricional e percepção de conforto dos comensais do restaurante universitário da UTFPR ‐ Campus Medianeira.” In: XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, Anais. 12, Paraná, 2012.
OLIVEIRA, A.D.M.; GONÇALVES, M.O.; SHINOHARA, N.K.S; STAMFORD, T.L.M. Manipuladores de alimentos: um fator de risco. Higiene Alimentar. v.17, n.114-115, p.12-18, 2003.
MAIA, T.M.L. Planejamento e gestão estratégica para o restaurante universitário da UFC em um cenário de expansão do número de alunos. Fortaleza, CE. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará - UFC; 2008.
OLIVEIRA, C.S.; ALVES, F.S. Educação nutricional em unidade de alimentação e nutrição, direcionada para consumo de pratos protéicos: um estudo de caso. Alimentos e Nutrição Araraquara. v.19, n.4, p.435-440, 2008.
PALADINI, E.P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3 ed. São Paulo, Atlas; 2012.
RAMOS, M.V.C.; CASTRO, M.T.M. Qualidade versus capacitação: uma análise da hotelaria familiar na cidade de Águas de Lindóia – SP. Gestão em foco. v.6, n.1, p.1-14, 2012.
ROHR, A.R.; MASIERO, M.S.; KLIEMANN NETO, F.J. Proposta de um sistema de gestão de custos para o Restaurante Universitário da Universidade federal do Rio Grande do Sul. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Anais. XXX, São Carlos, p.1-20, 2010.
ZEITHAML, V.A.; BERRY, L.L.; PARASURAMAN, A. The Behavioral Consequences of Service Quality. Journal of Marketing. v.60, n.2. p.31-46, 1996.
VIANA, C. de O. R.; MORAES, R.R.; VIANA, K.J.; TAVARES, P.S.; NEVES, L.M. Marketing de relacionamento: análise do nível de satisfação do cliente-consumidor da empresa puro sabor. Revista de Administração e Contabilidade. v.1, n.2, p.1-22, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.