DISCURSOS DE MÍDIA E DISCURSO POLÍTICO: ANÁLISE DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS COMPARADAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n4p84Resumo
Este artigo foi elaborado a partir da proposta em se analisar o uso das máximas conversacionais em dois tipos de discurso, uma entrevista fornecida pelo ex. Ministro das Relações Exteriores José Serra à rádio ONU e um discurso concedido pelo Senhor Presidente da República, Michel Temer, durante Abertura do Debate Geral da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Por meio da comparação desses discursos, o artigo procura encontrar os pontos coincidentes entre as duas manifestações orais, assim como a violação ou não das Máximas Conversacionais estabelecidas por Grice (1982).
Referências
FANTINATI, Carlos Erivany. Sobre o discurso político. Alfa, São Paulo, 34:1-10,1990.
FERNANDES, Hanna Verônica da Silva, PHILIPPSEN, Neusa Inês. O poder da persuasão nos discursos políticos: a ‘realidade’ da mídia. Revista Eventos Pedagógicos v.3, n.1, Número Especial, p. 182 – 195, Abr. 2012, p.14.
Folha de São Paulo, Brasil ficará de fora do Conselho de Segurança da ONU ao menos até 2033. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/03/1867280-brasil-ficara-de-fora-do-conselho-de-seguranca-da-onu-ao-menos-ate-2033.shtml> Acesso em 17 de Maio de 2017
GRICE, Herbert Paul. Lógica e conversação. Tradução de João Wanderley Geraldi. In: Dascal, Marcelo (org). Fundamentos Metodológicos da Linguística. Vol. 4. Campinas, SP: Unicamp, 1982
LEÃO, Lucia Braga Carneiro. Implicaturas e a violação das máximas: Uma análise do humor em tirinhas. Work. Pap. Linguíst., 13(1): 65-79, Florianópolis, jan./mar, 2013.
LIMA, V.A. Sete teses sobre a relação Mídia e Política. Mimeo, 2003.
Nações Unidas, Conselho de Segurança. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/conheca/como-funciona/conselho-de-seguranca/> Acesso em 17 de Maio de 2017.
PAGNUSSATTI, Vera Beatriz Hoff. Os Discursos da mídia, suas múltiplas leituras, como propulsora da sexualidade precoce e gravidez na adolescência, 2009, p.15.
Relações Exteriores, Brasil e o Conselho de Segurança. Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/paz-e-seguranca internacionais/137-o-brasil-e-o-conselho-de-seguranca-das-nacoes-unidas> Acesso em 17 de Maio de 2017.
SANTOS, Rodolpho Raphael de Oliveira. Ratos e Amuados: Um recorte etnográfico das Facções políticas de Esperança – PB. Revista Temática Ano VIII, n. – Outubro/2012, p.52.
SANTOS, Sebastião Lourenço dos. A interpretação da piada na perspectiva da teoria da relevância. 2009. 317f. Tese (Doutorado em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
SERRA, José. Participação do Brasil na Assembleia Geral da ONU. Nova York, EUA. Rádio ONU. 15 set. 2016. Entrevista à Rádio ONU. Disponível em : http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/discursos-artigos-e-entrevistas-categoria/ministro-das-relacoes-exteriores-entrevistas/14743-serra-fala-sobre-participacao-do-brasil-na-assembleia-geral-da-onu-entrevista-do-ministro-jose-serra-a-radio-onu . Acesso em 17 maio 2017.
TEMER, Michel. Pronunciamento na Abertura do Debate Geral da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Nova York, EUA. 20 set.2016. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/veja-integra-do-discurso-de-temer-na-abertura-da-assembleia-da-onu.html . Acesso em 17 maio 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.