QUESTIONÁRIO PAIF (Programa de Atenção Integral à Família)
uma ferramenta de análise de vulnerabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n3p16Palavras-chave:
PsicologiaResumo
O presente trabalho propõe explorar o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), e seus fatores de vulnerabilidade como requisitos para cadastro no Programa, à luz da intervenção realizada durante o período de estágio em ênfase de Psicologia. Esse escrito teve como objetivo verificar se o perfil das dessas famílias cadastradas se encaixam nos pressupostos de vulnerabilidade da política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Outrossim, foi possível, através da intervenção supracitada, criar um instrumento de gestão de processos de trabalho, propondo auxiliar os profissionais do serviço na apreensão dos aspectos de vulnerabilidade das famílias, dar os devidos encaminhamentos e propor as estratégias necessárias para a autonomia e protagonismo dos indivíduos. Após a análise dos fatores de vulnerabilidade, pode-se constatar que apenas metade das famílias cadastradas no momento da intervenção apresentavam perfil para acompanhamento pelo Programa, e, ainda assim, não estava sendo realizado o devido acompanhamento.
Referências
BRASIL. Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. 2013. Câmara dos Deputados, Brasília, DF, p. 9-31.
BRASIL. Ministério Do Desenvolvimento Social E Combate À Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. 2013. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. 2007. Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Brasília.
LANE, S. T. M. O que é Psicologia Social. São Paulo, Brasiliense; 1985.
MESSIAS, E. P. et. al. O papel do psicólogo nas políticas sócio-assistenciais. In: Anais II SIMPAC, 1, Viçosa, v. 2, p. 369-374, 2010.
OVIEDO, R. A. M; CZERESNIA, D. O conceito de vulnerabilidade e seu caráter biossocial. Interface: comunicação, saúde, educação, v. 19, n. 53, p. 237-249, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.