UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA PRAÇA DA AVENIDA NS15 DA QUADRA 307 NORTE

Autores

  • Christine Heerdt UFT
  • Mariela Cristina Ayres de Oliveira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3nespp34

Palavras-chave:

arborização, microclima, conforto térmico

Resumo

Uma arborização adequada contribui para a diminuição do desconforto gerado pelo calor. O estudo foi realizado em quadra residencial de uso misto da região norte da cidade de Palmas. O objetivo principal do trabalho foi avaliar a influência da vegetação, principalmente das árvores do cerrado, no clima da praça da avenida NS 15, na 307 Norte. Com o inventário das árvores da região fez-se a escolha adequada das espécies as quais foram feitas medições da temperatura ambiente, de ar e de globo, temperatura de superfície, umidade relativa do ar, luminosidade, temperatura e velocidade do vento verificando o comportamento dos fatores que compõem o clima e o conforto térmico em cada situação, além de campo aberto para efeito de comparação. Com os dados obtidos foram realizadas simulações computacionais através do programa Envi-Met, detectando zonas de influência da arborização na área estudada e seu entorno. Com isso, concluiu-se a relevância da vegetação para a obtenção de ambientes confortáveis termicamente, pois colabora com a estabilidade microclimática, com a redução da insolação direta, redução da velocidade dos ventos, desempenhando um importante papel na melhoria da condição ambiental das cidades e melhora na qualidade de vida de seus habitantes.

Referências

GARTLAND, L. Ilhas de calor: como mitigar zonas de calor em áreas urbanas. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

KRÜGER E. L.; MINELLA F. C. O. Ambiente Térmico De Uma Região Específica De Paris Situação De Verão. XII ENCAC, 2013

MASCARÓ, Lucia Elvira Alicia Raffo de; MASCARÓ, Juan Luis. Vegetação urbana. Ed. Masquatro. Porto Alegre, 2002.

PANÃO, M.J.N.O.; Gonçalves H.J.P. P.; Ferrão M.C. Indicadores do Desempenho Térmico de Edificações Urbanas. 2006

OLGYAY, Victor. Arquitectura y Clima. Manual de Diseño Bioclimático para Arquitectos y Urbanistas. Barcelona, Editora Gustavo Gili Sa, 1963.

ROMERO, M. A. B. Princípios Bioclimáticos Para o Desenho Urbano. São Paulo: ProEditores, 2000.

SILVA, C. F. Caminhos bioclimáticos: desempenho ambiental de vias públicas na cidade de Terezina – PI. 140 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

Downloads

Publicado

2017-02-17

Como Citar

Heerdt, C., & Oliveira, M. C. A. de. (2017). UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA PRAÇA DA AVENIDA NS15 DA QUADRA 307 NORTE. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 3(Especial), 34–48. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3nespp34

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)