Enzimas fúngicas em dietas com alimentos alternativos para frangos de crescimento lento

Autores

  • Carla Fonseca Alves-Campos Universidade Federal do Tocantins
  • Kênia Ferreira Rodriguês Universidade Federal do Tocantins/TO
  • Roberta Gomes Marçal Vieira Vaz Universidade Federal do Tocantins/TO
  • Giovana Cristina Giannesi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS
  • Gerson Fausto da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Iberê Pereira Parente Instituto Federal do Maranhão/IFMA
  • Aline Ferreira Amorim Universidade Federal do Tocantins/TO
  • Aleane Francisca Cordeiro Barbosa
  • Mônica Calixto da Silva Universidade Federal do Tocantins/TO
  • Flávia Luzia Rodrigues Fonseca
  • Caroliny Costa Araújo
  • Valquíria Sousa Silva Universidade Federal do Tocantins/TO
  • Jefferson Rodrigues da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Ecione Martins Silva Universidade Federal do Tocantins/TO
  • Márcio Luz Campos Universidade Federal do Tocantins
  • Shayanne Batista Machado Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p35

Palavras-chave:

Aditivos zootécnicos, Atividade enzimática, Polissacarídeos não amiláceos

Resumo

Objetivou-se nesta revisão abordar sobre enzimas fúngicas e seus efeitos em dietas com alimentos alternativos para frangos de crescimento lento. A alimentação representa maior parte do custo total de produção e para reduzir os gastos e aumentar o lucro do produtor têm sido pesquisados alimentos alternativos, como a torta de babaçu, a torta de dendê e o bagaço de mandioca, que demonstram potencial de utilização na alimentação de frangos caipira, no entanto, com limitação de uso, devido os diferentes teores de fibra. Os polissacarídeos não amiláceos dificultam o acesso das enzimas digestíveis sobre o alimento, diminuindo a digestibilidade dos nutrientes. Para minimizar esse efeito, têm sido suplementados enzimas exógenas nas dietas das aves. Várias fontes podem originar esses aditivos, sendo a maioria adquirida por meio dos processos fermentativos. A temperatura, o pH, a concentração do substrato e a composição dos ingredientes são fatores que influenciam a ação enzimática e, consequentemente, a disponibilidade dos nutrientes. O uso das enzimas fúngicas pode aumentar o valor nutricional do alimento e melhorar a digestibilidade dos nutrientes, refletindo na eficiência produtiva, representando economia no custo de produção e benefícios ao meio ambiente, todavia, torna-se necessário avaliar o uso em dietas com alimentos alternativos de expressão regional.

Biografia do Autor

Kênia Ferreira Rodriguês, Universidade Federal do Tocantins/TO

Possui mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1994) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura familiar, aves, desempenho, alimentação alternativa

Roberta Gomes Marçal Vieira Vaz, Universidade Federal do Tocantins/TO

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professor associado I e Bolsista de Produtividade/UFT da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Bioclimatologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos alternativos, desempenho, frangos de corte e ambiente térmico.

Giovana Cristina Giannesi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

Docente (Associado 1) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Mestrado e Doutorado pela USP de Ribeirão Preto/SP Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica de Microrganismos e Enzimologia. Atuação: Seleção de fungos filamentosos produtores de enzimas como, quitinase, glucanase, protease, xilanase, lipase, entre outras; coleta e isolamento de fungos; purificação, imobilização e caracterização enzimática. Aplicação da enzima em processos de biobranqueamento, na ração animal, entre outras.

Iberê Pereira Parente, Instituto Federal do Maranhão/IFMA

Possui graduação em Zootecnia (2008), mestrado (2010) e doutorado (2014) em Ciência Animal Tropical pela Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Manejo de Animais. Desenvolve pesquisa com alimentos alternativos para a nutrição de monogástricos, atuando nos seguintes temas: nutrição animal, alimentação alternativa, frangos de corte e aves de crescimento lento. Foi professor Voluntário da Fundação Universidade Federal do Tocantins nos anos de 2009 e 2011 e Professor temporário nos anos de 2012 e 2013. Foi professor da Faculdade Católica do Tocantins nos cursos de Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária nos anos 2015 e 2016

Aline Ferreira Amorim, Universidade Federal do Tocantins/TO

Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialização em Produção de Aves e Mestre em Ciência Animal tropical pela Universidade Federal do Tocantins. Experiência como professora de ensino básico, técnico, tecnológico e superior nas disciplinas da área de Produção Animal. E Atualmente discente do curso de Doutorado em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal do Tocantins.

Aleane Francisca Cordeiro Barbosa

Graduada em Zootecnia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2008). Mestre em Zootecnia pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Goiás. Experiência na área da Zootecnia, desenvolveu pesquisa com extratos vegetais do Cerrado na nutrição de aves, atuando nos seguintes temas: nutrição, qualidade de ovos e sanidade.

Mônica Calixto da Silva, Universidade Federal do Tocantins/TO

Possui Graduação em Zootecnia (2010), Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-doutoranda em Ciência Animal Tropical (UFT). Possui experiência na área de zootecnia, com ênfase em avicultura industrial, com atuação nos seguintes temas: ambiência, manejo, produção de aves e nutrição.

Flávia Luzia Rodrigues Fonseca

Possui graduação em zootecnia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2010) e mestrado em Ciência Animal Tropical pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2013). Atualmente cursando o doutorado (2013) pela Universidade Federal do Tocantins.

Caroliny Costa Araújo

Graduanda de Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins, foi bolsista do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica - PIVIC (2013 - 2015) e do Programa Institucional de Iniciação Científica (CNPq) - (2015-2016). Atuou como primeira secretária do Centro Acadêmico de Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins na gestão 2014-2015, atualmente participa do grupo de estudos em avicultura alternativa (GEPA) e realiza atividades e trabalhos relacionados com a área.

Valquíria Sousa Silva, Universidade Federal do Tocantins/TO

Zootecnista formada pela Universidade Federal do Tocantins e atua no grupo de pesquisa em avicultura alternativa

Ecione Martins Silva, Universidade Federal do Tocantins/TO

Graduando em Zootecnia pela Universidade Federal do Tocantins e Atua no grupo de pesquisa em Avicultura Alternativa. Bolsista do Cnpq

Referências

ACOMOVIC, T.; MC CLEARY, B.V. Optimising the response.Feed Mix, v.4, n.4, p.14-19,1996.

AGUIAR, C.L.; MENEZES, T.J.B. Produção de celulases e xilanases por Aspergillus niger IZ-9 usando fermentação submersa sobre bagaço de cana-de-açúcar. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos, v.18, n.1, p. 57-70, 2000.

ANGEL, C.R.; SAYLOR, W.; VIEIRA, S.L.; WARD, N. Effects of a monocomponent protease on performance and protein utilization in 7- to 22-day-old broiler chickens. Poultry Science, v. 90, p. 2281–2286, 2011.

BARBOSA, N. A.A.; BONATO, M. A.; SAKOMURA, N. K.; DOURADO, L. R. B.; FERNANDES, J.B. K.; KAWAUCHI, I. M. Digestibilidade ileal de frangos de corte alimentados com dietas suplementadas com enzimas exógenas. ComunicataScientiae, v. 5, n. 4, p. 361-369, 2014.

BARBOSA, N.A.A.; SAKOMURA, N.K.; BONATO, M.A.; HAUSCHILD, L.; OVIEDO-RONDON, E. Enzimas exógenas em dietas de frangos de corte: desempenho. Ciência Rural, v.42, n.8, 2012.

BARBOSA, N.A.A.; SAKOMURA, N.K.; FERNANDES, J.B.K.; DOURADO, L.R.B. Enzimas exógenas no desempenho e na digestibilidade ileal de nutrientes em frangos de corte. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.43, n.6, p.755-762, 2008.

BELLAVER, C. Aspectos técnicos e econômicos da utilização de sub-produtos de origem animal na alimentação de frangos de corte. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL ACAV/EMBRAPA - NUTRIÇÃO DE AVES...2001, Concórdia-SC, 2001.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº13, de 30 de novembro de 2004. Regulamento técnico sobre aditivos para produtosdestinados à alimentação animal. Diário Oficial da União. 01 de dezembro de 2004,Seção 3, p. 97.
BRITO, M. S.; OLIVEIRA, C. F. S.; SILVA, T. R. G.; LIMA, R. B.; MORAIS, S. N.; SILVA, J. H. V. Polissacarideos não amiláceos na nutrição de monogástricos – Revisão. Acta VeterinariaBrasilica, v.2, n.4, p.111-117, 2008.

CARDOSO, D.M.; MACIEL, M.P.; PASSOS, D.P.; SILVA, F.V.; REIS, S.T.; AIURA, F.S. Efeito do uso de complexo enzimático em rações para frangos de corte. Arquivos de Zootecnia, v.60, n.232, p.1053-1064, 2011.

CARDOSO JUNIOR, A.; RODRIGUES, P. B.; BERTECHINI, A. G.; FREITAS, R. R. F.; LIMA, R. R.; LIMA, G. F. R. Levels of available phosphorus and calcium for broilers from 8 to 35 days of age fed rations containing phytase. Revista Brasileira de Zootecnia, v.39, n.6, p.1237-1245, 2010.

CARNEIRO, M.I.F.; SAKOMURA, N.K.; KAWAUCHI, I.M.; SILVA, E.P.; ARAUJO, J. A.; FERNANDES, J.B.K.; GOMES FILHO, J.S. Avaliação do mesocarpo de babaçu (Orbignyassp) na alimentação de frangos de corte. ArsVeterinaria, v.29, n.3, 175-182, 2013.
CLASSEN, H.L. Cereal grain starch and exogenous enzymes in poultry diets.Animal Feed Science Technology, v. 62, p. 21-27. 1996.

CAMPESTRINI, E.; SILVA, V.T.M.; APPELT, M.D. Utilização de enzimas na alimentação animal. RevistaEletrônicaNutritime, v.2, p:254-267, 2005.

C?PRI??, R.; C?PRI??, A.; JULEAN, C. Biochemical Aspects of Non-Starch Polysaccharides.Animal Science and Biotechnologies, v. 43, n.1, 2010.

COLLINS, T.; GERDAY, C.; FELLER, G. Xylanases, xylanase families and extremophilicxylanases. FEMS microbiology reviews, v. 29, n. 1, p. 3-23, 2005.

COWIESON, A. J.; BEDFORD, M.R.; RAVINDRAN, V. Interactions between xylanase and glucanase in maize-soy-based diets for broilers.British Poultry Science, v.51, n. 2, p.246-57, 2010.

COWIESON, A.J.; ADEOLA, O. Carbohydrases, protease and phytase have an additive beneficial effect in nutritionally marginal diets for broiler chicks. Poultry Science, v.84, p.1860-1867, 2005.

COWIESON, A.J.; HRUBY, M.; PIERSON, E.E.M. Evolving enzyme technology: Impact on commercial poultry nutrition. Nutrition Research – Reviews, v.19, p. 90-103, 2006.

COWIESON, A.J. Strategic selection of exogenous enzymes for corn/soy-based poultry diets.Japan Poultry Science Association, v.47, p.1-7, 2010.

CHOCT, M. Feed Non-Starch Polysaccharides: Chemical Structures and Nutritional Significance.FeedMillingInternational, JuneIssue, p.13-26, 1997.

CONTE, A.J.; TEXEIRA, A.S.; FIALHO, E.T.; SCHOULTEN, N.A.; BERTECHINI, A.G. Efeito da fitase e xilanase sobre o desempenho e as características ósseas de frangos de corte alimentados com dietas contendo farelo de arroz. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 32, n. 5, p. 1147-1156, 2003.

DOURADO, L.R.B.; BARBOSA, N.A.A.; SAKOMURA, N.K. Enzimas na nutrição de monogástricos. In: SAKOMURA, N.K.; SILVA, J.H.V. da.; COSTA, F.G.P.; FERNANDES, J.B.K.; HAUSCHILD, L. Nutrição de monogástricos. Jaboticabal: Funep, 2014. p. 466-484.

DESSIMONI, G. V. Planos nutricionais com suplementação de protease de frango de corte. 2011. 49f. Dissertação (Magister Scientiae)-Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2011.

DALÓLIO, F.S.; MOREIRA, J.; VAZ, D.P.; ALBINO, L.F.T.; VALADARES, L.R.; PIRES, A.V.; PINHEIRO, S.R.F. Exogenous enzymes in diets for broilers. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v.17, n.2, p.149-161, 2016.
ELKHALIL, E.A.I.; MANNER, K.; BORRISS, R.; SIMON, O.In vitro and in vivo characteristics of bacterial phytases and their efficacy in broiler chickens.British Poultry Science, v. 48, n.1, p. 64-70, 2007.

FIORDA, F.A.; JUNIOR, M.S.S.; SILVA, F.A.da S.; SOUTO, L.R.F.; GROSSMANN, M.V.E.Farinha de bagaço de mandioca: aproveitamento de subproduto e comparação com fécula de mandioca. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 43, n. 4, p. 408-416, 2013.

FIREMAN, F.A.T; FIREMAN, A.K.B.A.T. Enzimas na alimentação de suínos. Ciência Rural, v.28, p.173-178, 1998.

FREITAS, P.V.D.X. de.; ALMEIDA, E.M.de.; MORGADO, H.S.; CYSNEIROS, C. dos S. S.; SANTOS, J. S. Complexo enzimático em dieta para frangos Label Rouge. Revista Eletrônica Nutritime, v. 13, n.3, 2016.

GERHARDT, G. Utilização de carboidrases em dietas à base de milho e farelo de soja para frangos de corte. 2013. 34f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em medicina veterinária) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

GOMES, E.; GUEZ, M.A.U.; MARTIN, N.; SILVA, R. Enzimas termoestáveis: fontes,produção e aplicação industrial. Química Nova, v. 30, n. 1, p. 136-145, 2007.

GOMIDE, E.M.; RODRIGUES, P.B.; BETERCHINI, A.G.; FREITAS, T.F.; FASSANI, E.J.; REIS, M.P.; RODRIGUES, N.E.B.; ALMEIDA, E.C. Rações com níveis reduzidos de proteína bruta, cálcio e fósforo com fitase e aminoácidos para frangos de corte. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 40, n.11, p. 2405-2414, 2011a.

GOMIDE, E.M.; RODRIGUES, P.B.; ZANGERONIMO, M.G.; BETERCHINI, A.G.; DOS SANTOS, L. M.; ALVARENGA, R.R. Nitrogen, calciumandphosphorus balance ofbroilersfed diets withphytaseandcrystallineaminoacid. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 35, n.3, p. 591-597, maio/jun., 2011b.

GONÇALVES, A. Z. L. Produção de ?-amilase e glucoamilase termoestávelpelo fungo termofílicoThermomyceslanuginosus TO-03 por fermentação submersa e em estado sólido e caracterização das enzimas. 2006. 90f. Dissertação (Mestre em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2006.

HOLANDA, M.A.C. de.; HOLANDA, M.C.R. de.; VIGODERES, R.B.; DUTRA JUNIOR, W.M.; ALBINO, L.F.T. Desempenho de frangos caipiras alimentados com farelo integral de mandioca. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v.16, n.1, p.106-117, 2015.

ISAKSEN, M.F.; COIESON, A.J.; KRAGH, K.M. Starch-and protein degrading enzymes: biochemistry, enzymology and characteristics relevant to animal feed use. In: BEDFORD, M.R.; PARTRIGDE, G.G. Enzymes in farm animal nutrition. 2 ed. London: UK, 2011. p. 85-94.

IRSHAD, M.; ANWAR, Z.; AFROZ, A. Characterization of Exo 1, 4-?glucanase produced from TrichodermaViridi through solid-state bio-processing of orange peel waste. Advances in Bioscience and Biotechnology, v. 3, p. 580-584, 2012.

JERACI, J.L.; VAN SOEST, P.J. Improved methods for analysis and biological characterization of fiber.Advances in experimental medicine and biology, v.270, p.245-263, 1990.

KORNEGAY, E.T. Digestion of phosphorus and other nutrients: the role of phytases and factors influencing their activity. In: BEDFORD, M.R.; PARTRIDGE, G.G. Enzymes in farm animal nutrition.Wallingford: CAB International, 2001. p.237-271.

KILIKIAN, B.V.; PESSOA JR. A. Purificação de produtos biotecnológicos. In: SCHMIDEL W.; LIMA, U. de A.; AQUARONE, E.; BORZANI, W. Biotecnologia industrial: engenharia bioquímica. 1. Ed. v. 2. São Paulo: Edgard Blücher, 2001. p. 493-521.

LEITE, P.R.S.C.; LEANDRO, N.S.M.; STRINGHINI, J.H.; SOUZA, E.S.; CAFÉ, M.B.; CARVALHO, F.B.; ANDRADE, M.A. Microbiota intestinal e desempenho de frangos alimentados com rações elaboradas com sorgo ou milheto e complexo enzimático. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.64, n.6, p.1673-1681, 2012.

LIMA, M. R. de.; SILVA, J. H. V. da.; ARAUJO, J. A. de.; LIMA, C. B.; OLIVEIRA, E. R. A. de. Enzimas exógenas na alimentação de aves. Acta VeterinariaBrasilica, v.1, n.4, p.99-110, 2007

LOPES, F.P. Otimização da produção de xilanase por levedura silvestre. 2010. 89f. Dissertação (Mestre em Engenharia de Alimentos) – Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, 2010.

MARQUES, S.F.F. Biotecnologia enzimática: produção de complexo multienzimático de Trichodermaharzianume sua aplicação na alimentação de frangos de corte. 2007. 92f. Dissertação (Mestre em Ciência Animal) – Universidade Federal do Goiás, 2007.

MARTINS, V. G.; KALIL, S.J.; COSTA, J.A.V. Co-produção de lipase e biossurfactante em estado sólido para utilização em biorremediação de óleos vegetais e hidrocarbonetos. Química Nova, v.31, n.8, 2008.

MATIAS, C.F.Q.; ROCHA, J.S.R.; POMPEU, M.A.; BAIÃO, R.C.; BAIÃO, N.C.; LARA, L.J.C.; CLÍMACO, W.L.S.; PEREIRA, L.F.P.; CALDAS, E.O.; TEIXEIRA, M.P.F.; CARDEAL, P.C. Efeito da protease sobre o coeficiente de metabolizabilidade dos nutrientes em frangos de corte. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.67, n.2, p.492-498, 2015.

MENDES, A.R.A. Suplementação com Xilanase de Regimes Alimentaresà base de Milho e Soja para Frangos de Carne. 2015. 78f. Dissertação (Mestre em Engenharia Zootécnica – Produção Animal) – Instituto Superior de Agrônomia, Universidade de Lisboa, 2015.

MENEZES, C.R.de.; BARRETO, A.R. Biodegradação de resíduos lignocelulósicos por fungos basidiomicetos: Caracterização dos resíduos e estudo do complexoenzimático fúngico. Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19, n. 2, p. 1365-1391, 2015.

MESSIAS, J.M.; COSTA, B.Z.; LIMA, V.M.G. de.; GIESE, E.C.; DEKKER, R.F.H.; BARBOSA, A. de M. Lipases microbianas: Produção, propriedades e aplicaçõesBiotecnológicas. Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 32, n. 2, p. 213-234, 2011.

MOURINHO, I. Avaliação nutricional da casca de soja com ou sem adição de complexo enzimático para leitões na fase inicial. 2006. 55f. Dissertação (Mestre em Zootecnia) - Universidade Estadual De Maringá, Maringá, 2006.

MORAES, M.L.; LEDUR, V.S.; KESSLER, A.M.; MACHADO, P.H.M.; DELLS, M.P.; RIBEIRO, A.M.L. Effect of an Enzyme Blend on the Performance, Diet Metabolizability, Phosphorous Retention, and Bone Mineralization of Broilers Fed Diets Containing Defatted Rice Bran. Revista Brasileira de Ciência Avícola, v.17, n.2, 2015.

MORALES, P.; MADARRO, A.; FLORS, A.; SENDRA, J.M.; PEREZ-GONCALVES, J.A. Purificationandcharacterizationof a xylanaseandanarabinofuranosidasefrom Bacillus polymyxa. Enzymeand Microbial Technology, v.17, p.424-429, 1995.

MORGADO, H. S. Produção e caracterização de amilase do fungo Aspergillus awamori e sua utilização em dietas para frangos de corte. 2013. 110f. Tese (Doutor em Ciência Animal) – Universidade Federal do Goiás, Goiania-GO, 2013.

MARZZOCO, A.; TORRES, B. B. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2007.

MENEGHETTI, C. Associação de enzimas em rações para frangos de corte. 2013. 96f. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Lavras, 2013.

MINAFRA, C.S. Produção e suplementação com ?-amilase de Cryptococcus flavus e Aspergillus Níger HM2003 na dieta de frangos de corte de um a 21 dias de idade. 2007. 141 f. Tese (Doutorado em Bioquímica Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.

NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014, 1298p.

NUNES, J.O.; ABREUL, R.D.; BRITO, J.A.G.; SILVA, R.F.; OLIVEIRA, L.S.; JESUS, N.A. Enzyme Supplementation of Broiler Feeds with Reduced Mineral and Energy Levels. Revista Brasileira de Ciência Avícola, v.17, Oct./Dec, 2015.

OLIVEIRA, I. M. M. de. Caracterização nutricional do bagaço de mandioca e sua utilização na alimentação de frangos de crescimento lento. 2012. 73f. Dissertação (Mestre em Produção Animal) - Universidade Federal do Tocantins, Araguaína-TO, 2012.

OTT, R. P. Utilização de carbohidrases em dietas para frangos de corte. 2005. 83f. Dissertação (Mestre em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia; Porto Alegre, 2005.

PAZ, F.R.; MARTINEZ, J.P.; MONTI, R. Produção e caracterização da xilanase de Aspergillussp. Alimentos e Nutrição Araraquara, v. 25, n.1, 2014.

PEIXOTO-NOGUEIRA, S.C.; BERTPÁGLIA, L.; LEANDRO, G. da S.; REIS, R.A.; JORGE, J.A.; POLIZELI, M. de L.T. de M. Estabilidade xilanásica no rúmen e digestibilidade in vitro de volumosos tratados com extrato enzimático de Aspergillus niveus. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v.7, n.1, p. 46-60, 2013.

PEREIRA, A. A.; JUNQUEIRA, O.M.; ALVA, J.C.R.; SGAVIOLI, S.; PRAES, M.F.F.M.; GRIEP JUNIOR, D.N. Utilização de rações de poedeiras comerciais formuladas com fitase e níveis de proteína bruta sobre a excreção de fósforo, nitrogênio e cálcio. ARS Veterinária, Jaboticabal, SP, v. 26, n.3, 178-183, 2010.

PEREIRA, R.; MENTEN, J.F.M.; ROMANO, G.G.; SILVA, C.L.S.; ZAVARIZE, K.C.; BARBOSA, N.A.A. Eficiência de uma fitase bacteriana na liberação de fósforo fítico em dietas de frangos de corte. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 64, n.1, p. 137-144, 2012.

PESSOA, G.B.S. Avaliação de complexo enzimático em dietas de frangos de corte. 2010. 75f. Dissertação (Magister Scientiae) - Universidade Federal de Viçosa. 2010.

POLYCARPO, G. do V. Complexo multienzimático e fontes lipídicas em rações para frangos de corte. 2011. 70f. Dissertação (Mestre em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Botucatu-SP, 2011.

SANTOS, J.F.dos.; GRANGEIRO, J.I.T. Desempenho de aves caipira de corte alimentadas com mandioca e palma forrageira enriquecidas com levedura.Tecnologia & Ciência Agropecuária, João Pessoa, v.6, n.2, p.49-54, 2012.

SANTOS, L.F. dos.; ISHII, P.L. Xilanases: Principais Metodologias e ParâmetrosCinéticos.JournalofBiotechnologyandBiodiversity - Review, v. 2, n. 2, p.7-15, 2011.
SANTOS NETA, E. R. Avaliação de subprodutos do babaçu (Palmaeorbignyamartiana) na alimentação de frangos de corte. 2010. 59f. Dissertação (Mestre em Ciência Animal Tropical) – Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2010.
SELLE, P. H. et al. Impact of exogenous enzymes in sorghum-or wheat-based broiler
diets on nutrient utilization and growth performance. International Journal of Poultry Science, v.9, n.1, p.53-58, 2010.

SILVA, R. F. da.Avaliação nutricional da torta de babaçu e sua utilização em dietas para frangos de corte labelrouge. 2009. 83f. Dissertação (Mestre em Produção Animal) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, 2009.

SILVA, E. G. da. Torta de dendê na alimentação de frangos de crescimento lento criados no sistema caipira. 2011. 53f. Dissertação (Mestre em Produção Animal) - Universidade Federal do Tocantins, Araguaína-TO, 2011.

SILVA, H.G.de O.; PIRES, A.J.V.; NETO, P.A. da C.; CARVALHO, G.G.P. de; VELOSO, C.M.; SILVA, F.F.da. Digestibilidade de dietas contendo silagem de capim-elefante amonizado e farelo de cacau ou torta de dendê em ovinos.Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v.36, n.2, p.499-506, 2007.

SILVA, D.J.; QUEIROZ, A.C. Análise de alimentos, métodos químicos e biológicos. 3. ed. Viçosa: UFV, 2006.

SOUSA, J. P. L. Fitase (Escherichia coli) em dietas com correções nutricionais para frangos de corte. 2013. 96f. Tese (Doutora em Ciência Animal) – Universidade Federal do Tocantins, 2013.

SOUSA, J.P.L.; RODRIGUES, K.F.; ALBINO, L.F.T.; VAZ, R.G.M.V.; SILVA, G.F.; SIQUEIRA, J.C.; SANTOS NETA, E.R.; PARENTE, I.P.; AMORIM, A.F.; SILVA, M.C. da. Bagaço de mandioca com ou sem complexo enzimático em dietas de frangos de corte. Archivos de Zootecnia, v.63, n.244, p.657-664, 2014.

STEFANELLO, C.; VIEIRA, S.L.; CARVALHO, P.S.; SORBARA, J.O.B.; COWIESON, A.J. Energy and nutrient utilization of broiler chickens fed corn-soybean meal and corn-based diets supplemented with xylanase. Poultry Science, v.0, p.1–7, 2016.

VALADARES, C.G.; SANTOS, J.S.; LUDKE, M.C.M.M.; LUDKE, J.V.; SILVA, J.C.N.S.; PEREIRA, P.S. Determinação da energia metabolizável do farelo residual do milho com e sem enzima em dietas para frangos de corte. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.68, n.3, 2016.

VANDER, A. J.; SHERMAN, J. H.; DOROTHY, L. S. Humanphysiology: themechanismsofbodyfunction. 8. ed. New York: McGraw Hill, 2000. 800 p.

VASCONCELLOS, C.H.F.; FONTES, D.O.; LARA, L.J.C.; VIDAL, T.Z.B.; SILVA, M.A. SILLVA, P. C. Determinação da energia metabolizável e balanço de nitrogênio de dietas com diferentes teores de proteína bruta para frangos de corte. Arquivos Brasileira de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 63, n.3, p. 659-669, 2011.

ZHANG, L.; XU, J.; LEI, L.; JIANG, Y.; GAO, F.; ZHOU, G.H. Effects of Xylanase Supplementation on Growth Performance, Nutrient Digestibility and Non-starch Polysaccharide Degradation in Different Sections of the Gastrointestinal Tract of Broilers Fed Wheat-based Diets. Asian-AustralasianJournalof Animal Sciences, v. 27, n.6, p. 855-861, 2014.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Como Citar

Alves-Campos, C. F., Rodriguês, K. F., Vaz, R. G. M. V., Giannesi, G. C., Silva, G. F. da, Parente, I. P., … Machado, S. B. (2017). Enzimas fúngicas em dietas com alimentos alternativos para frangos de crescimento lento. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 4(2), 35–53. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p35

Edição

Seção

Artigos