EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/editorialvol6n22025Resumo
(...) Se, para o poeta inglês John Donne, “nenhum homem é uma ilha”, completo em si mesmo, podemos transpor esta imagem para o universo do saber: nenhuma disciplina é autossuficiente. O grito contemporâneo por respostas para problemas complexos, das mudanças climáticas às assimetrias sociais, das interseções entre ética e inteligência artificial aos novos contornos do humano, ecoa a necessidade premente de uma conversação que ultrapasse os silos acadêmicos. Edgar Morin (2010), em sua obra seminal, já nos alertava para a necessidade de um pensamento que una o que o conhecimento fragmentado separou. É nesta seara que a presente miscelânea floresce.
Referências
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira et al. São Paulo: Editora 34, 1995.
DONNE, John. Devotions upon emergent occasions. Londres: [s.n.], 1624.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Tradução de Valerio Rohden e António Marques. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice S. Dória. 13. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 23-72.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-12-03 (2)
- 2025-10-20 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thiago Barbosa Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
