ASSOCIAÇÃO DO DESEMPENHO COGNITIVO E ESTRATÉGIAS DE SELEÇÃO, OTIMIZAÇÃO E COMPENSAÇÃO EM PESSOAS IDOSAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol13n1202614Resumo
O século XXI é marcado pelo envelhecimento populacional, simultaneamente conquista social e desafio para as políticas públicas. Este estudo analisou a associação entre desempenho cognitivo e estratégias de Seleção, Otimização e Compensação (SOC). Trata-se de delineamento quantitativo, correlacional e transversal, com amostra de conveniência composta por 297 idosos (≥60 anos) de ambos os sexos, distribuídos em três grupos: GI — praticantes regulares de hidroginástica em Dois Irmãos/RS (n=73); GII — participantes de inclusão digital em Novo Hamburgo/RS (n=57); GIII — cadastrados em postos de saúde de Ivoti/RS (n=167). Observou-se correlação significativa entre desempenho cognitivo e estratégias SOC; a estratégia mais utilizada nos três grupos foi a seleção baseada em perdas. Verificou-se predominância de escolaridade fundamental, seguida de média e superior. No grupo de informática, maior escolaridade associou-se a melhor desempenho cognitivo; no grupo de hidroginástica, a escolaridade relacionou-se tanto ao desempenho cognitivo quanto ao uso da estratégia de otimização. Os achados apontam preditores relevantes do envelhecimento bem-sucedido e reforçam a necessidade de práticas gerontológicas preventivas e proativas, que engajem os idosos em atividades significativas, favorecendo o bem-estar e contribuindo para o adiamento de perdas associadas ao envelhecimento.
PALAVRAS CHAVE: Estratégia SOC. Desempenho Cognitivo. Envelhecimento
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-02-13 (2)
- 2026-02-12 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Andrea Varisco Dani, Geraldine Alves dos Santos ; Cesar Augusto Kampff; Marliese Christine Simador Godoflite, Rosane Barbosa, Sabina Maria Stedile

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
