ATIVIDADE ANTIFÚNGICA E PERFIL QUÍMICO DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE CLITORIA GUIANENSIS: UMA ABORDAGEM OSMAC E REDES MOLECULARES
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21110Resumo
Fungos endofíticos são microrganismos que habitam tecidos vegetais saudáveis, produzindo metabólitos secundários com potencial biotecnológico. Este estudo avaliou a atividade antimicrobiana e o perfil químico de extratos obtidos de fungos endofíticos isolados da planta medicinal Clitoria guianensis, utilizando a estratégia OSMAC (One Strain Many Compounds) por meio de co-cultivos com o fitopatógeno Sclerotinia sclerotiorum. Os extratos foram analisados por UPLC-MS/MS, e as redes moleculares construídas na plataforma GNPS2 permitiram a anotação de compostos bioativos, destacando a presença de Beauvericina e Beauvenniatina L. A atividade antifúngica foi testada contra S. sclerotiorum, com destaque para o co-cultivo do fungo Fusarium sp. (CG45), que apresentou 45,7% de inibição micelial, superior ao monocultivo (29%). Das amostras testadas nenhuma evidenciou atividade antibacteriana. Nenhuma atividade citotóxica significativa foi observada nas linhagens celulares testadas, indicando segurança para aplicações biotecnológicas. Os resultados sugerem que o co-cultivo é uma estratégia eficaz para potencializar a produção de metabólitos antifúngicos, oferecendo uma alternativa sustentável para o controle de fitopatógenos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Millena Baltazar de Oliveira, Douglas Martins de Oliveira Bessa, Allice Barboza da Cruz, Daniela Baretto Barbosa Trivella, Vanessa Mara Chapla

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.