ATIVIDADE FOTOCATALÍTICA DOS COMPÓSITOS g-C3N4/CaMoO4 SOB RADIAÇÃO DE LUZ VISÍVEL E ULTRAVIOLETA
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21108Resumo
O nitreto de carbono grafítico (g-C3N4) é um semicondutor que tem se destacado pelo seu potencial em aplicações fotocatalíticas. Porém, mesmo sendo promissor, este material possui limitações, como a alta recombinação de cargas, sendo necessário estratégias, como a formação de um compósito. Dessa forma, este estudo investigou a síntese e caracterização dos compósitos formados por g-C3N4 e molibdato de cálcio (CaMoO4), seguido da avaliação de sua atividade fotocatalítica para a degradação do corante Rodamina B (RhB). Utilizou-se um método simples de coprecipitação para obtenção de compósitos de g-C3N4, com 5% (CNMo5) e 10% (CNMo10) em massa de CaMoO4. Os materiais foram caracterizados por difração de Raios X, espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier, espectroscopia de reflectância difusa no UV–Vis e microscopia eletrônica de varredura. A avaliação fotocatalítica revelou que os compósitos, assim como o g-C3N4, produziram subprodutos sob luz visível. Sob luz ultravioleta, o CNMo10 degradou 98% da RhB após 150 minutos de exposição, superando o g-C3N4 e o CNMo5, sem geração de subprodutos. Os testes também indicaram que a adição de CaMoO4 reduziu a taxa de recombinação de pares elétron-buraco, melhorando a eficiência do processo, destacando seu potencial para aplicações na remoção de corantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raissa Santos Sousa, Gabriella Rodrigues Fernandes da Silva, João Paulo de Souza Santos, Gleice Botelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.