A AUSÊNCIA DE PARASITOS: SINAL DE SAÚDE OU ALERTA DE DEGRADAÇÃO ECOLÓGICA?
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_out_17697Resumo
Em ecossistemas aquáticos, bioindicadores são essenciais para detectar e prevenir impactos ambientais que ameaçam a integridade dos habitats, e os parasitos, embora muitas vezes negligenciados, são um grupo importante nesse contexto. Este estudo investigou os parasitos da espécie de peixe Oreochromis niloticus como indicadores da saúde ambiental em igarapés urbanos de Porto Velho, RO, Brasil, com amostras coletadas entre 2022 e 2024. Os resultados mostraram a ausência de parasitos adultos na musculatura dos peixes, mas uma alta presença de ovos e larvas de parasitos comuns em humanos, indicando um ambiente aquático poluído e desequilibrado, possivelmente devido a atividades humanas e saneamento inadequado. Entrevistas com moradores revelaram que 48% consomem ou conhecem alguém que consome peixes desses igarapés, aumentando os riscos à saúde pública. Isso destaca a necessidade de monitoramento ambiental contínuo e abordagens integradas na gestão dos recursos hídricos. A ausência de parasitos, embora possa parecer positiva, é um sinal de comprometimento do ecossistema, exigindo intervenções urgentes para melhorar as condições de saneamento e implementar políticas públicas eficazes. A diversidade parasitária deve ser considerada na monitorização, pois fornece perspectivas sobre mudanças ecológicas e impactos antropogênicos, essenciais para a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos e a proteção da saúde pública.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-12-03 (2)
- 2025-10-20 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Taiane Nunes Magalhães, Elieth Afonso de Mesquita, Carolina Rodrigues da Costa Doria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
