DIAGNÓSTICO DA ATUAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA TUTORES DE CÃES E GATOS EM XX XX/XX
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_abr_20705%20Resumo
A maior interação homem/animal em novos arranjos familiares trouxe destaque ao papel do Médico Veterinário como fonte de informação. Além de prevenir zoonoses, uma correta orientação veterinária impacta na manutenção da saúde e do bem-estar dos animais e seus contactantes. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar a atuação deste profissional como fonte de informação sobre bem-estar e saúde dos animais de estimação por meio de questionário para tutores atendidos no XX da XX, no município de XX/XX. A maioria dos tutores foi do sexo feminino (66%), com idade entre 42 e 50 anos (50%), e nível de formação mais alto: ensino médio, superior e pós-graduação (86%). Da população de animais deste estudo, 65,8% eram cães e 12,7% gatos, na maioria adultos e castrados. Setenta e oito por cento são considerados membros da família e mais da metade coabitam a residência do tutor. Sobre cuidados veterinários, a maioria dos tutores mantém esquema vacinal, controle de ecto e endoparasitas, porém visitam o médico veterinário apenas caso o animal esteja doente. A maioria dos animais recebe ração duas vezes ao dia, e sua escolha é feita por indicação veterinária ou pela composição/qualidade da ração. Além disso, realizam atividade física diariamente. Os tutores apresentam conhecimento considerável a respeito da castração e sobre a obesidade em animais, entretanto, algumas lacunas devem ser esclarecidas pelos Médicos Veterinários para diminuir percepções errôneas que impactem diretamente na saúde dos animais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Judiele Soares, Thaís Gomes Rocha, Hélio Langoni, Daniela Campagnol, Cristiane dos Santos Honsho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.