EMPREENDEDORISMO RURAL: FATORES DE SUCESSO E DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20616Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as relações entre comportamento empreendedor, habilidades gerenciais, conhecimento empresarial, diversificação de atividades, desenvolvimento regional, políticas públicas e desempenho empresarial no contexto do empreendedorismo rural em Mato Grosso do Sul. Utilizando um modelo de equações estruturais e análise multigrupo, o estudo avaliou a influência das variáveis latentes e os efeitos moderadores dos subgrupos sociodemográficos. A amostra contou com 151 empreendedores rurais, e os dados foram coletados por questionário estruturado. Os resultados indicaram que o comportamento empreendedor, aliado às habilidades gerenciais e ao conhecimento empresarial, tem um impacto positivo significativo no desempenho empresarial. No entanto, a diversificação de atividades, isoladamente, não mostrou relação significativa com o desempenho, sugerindo que sua eficácia depende de uma gestão inovadora. O desenvolvimento regional foi identificado como um fator relevante para o sucesso empresarial, reforçando a importância da interação entre empreendedores e suas comunidades. As políticas públicas apresentaram impacto limitado, especialmente entre diferentes subgrupos, indicando a necessidade de ajustes nesses programas. A principal limitação do estudo foi a análise restrita a uma única região, o que pode limitar a generalização dos resultados. O estudo traz contribuições acadêmicas sobre inovação e gestão no empreendedorismo rural e implicações empresariais relacionadas à capacitação e adaptação de políticas públicas para melhorar o desempenho das empresas rurais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jose Francisco dos Reis Neto, Celso Correia de Souza, Denise Renata Pedrinho, Marcus Rodrigo de Faria, Renata Costa da Silveira Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
