SÍNTESE DE MULITA POR UMA ROTA SOL - GEL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_abr_20502%20Resumo
Mulita é um aluminossilicato que alcançou extensa importância devido às suas excelentes propriedades, tendo uma vasta gama de aplicações, tanto no ramo da cerâmica tradicional como na cerâmica avançada. Assim, estudos voltados para a síntese de mulita têm uma grande importância científica e tecnológica. O método sol-gel destaca-se frente a outros métodos químicos devido a possibilidade de obtenção de materiais com elevada pureza e homogeneidade química e também baixas temperaturas de processamento. Logo, um grande número de pesquisas vem focando seus estudos na obtenção de mulita derivada deste processo. Dessa forma, conhecer os fatores que interferem na síntese é de fundamental importância para obtenção do material com as características desejadas. Sendo assim, este trabalho propõe a análise da influência do solvente na obtenção de mulita por meio de uma rota sol-gel. As amostras foram sintetizadas a 1100 e 1200°C, variando o tempo de secagem em estufa em 1 e 3 dias, e 1, 2, 3 e 4 semanas e, posteriormente caracterizadas por difração de raios X (DRX), análise térmica (TG e ATD), adsorção por nitrogênio (BET) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados mostraram que todos os solventes cristalizam mulita, dependendo do controle das outras variáveis do processo, porém o uso dos álcoois como solventes foi a condição mais indicada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aluska do Nascimento Simões Braga, Jose Rosa de Souza Farias, Rodrigo Prado Feitosa, Veruska do Nascimento Simões, Hélio de Lucena Lira, Gelmires de Araújo Neves, Romualdo Rodrigues Menezes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.