IDOSO COM INSUFICIÊNCIA RENAL
ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ALTA DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20443Resumo
Objetivo: Identificar os elementos essenciais para o plano de alta de enfermagem de idosos com insuficiência renal em transição do hospital para o domicílio. Método: Realizada uma revisão integrativa da literatura, incluindo estudos publicados de 2013 a 2023, que abordavam a alta hospitalar de idosos com insuficiência renal. Foram considerados nove elementos essenciais para a transição segura da alta hospitalar. As análises foram embasadas na Teoria da Transição. Resultados e Discussão: Foram identificados nove elementos essenciais para o plano de alta, incluindo avaliação do paciente, educação do paciente e cuidadores, gerenciamento da medicação, monitoramento da saúde, apoio psicossocial, plano de atividade física, nutrição, ambiente seguro e continuidade dos cuidados. A implementação de um plano de alta estruturado beneficia pacientes, prestadores de cuidados de saúde e instituições hospitalares, melhorando a continuidade do cuidado e reduzindo readmissões hospitalares. Considerações Finais: A implementação de um plano de alta estruturado melhora a qualidade dos cuidados prestados aos idosos com insuficiência renal em transição para o domicílio. Futuras pesquisas podem focar no desenvolvimento de intervenções para melhorar a autogestão da doença renal crônica e na implementação de programas de treinamento para profissionais de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elionai dos Santos Silva, Andressa Fernanda Silva, Robson Antão de Medeiros, Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues, Alisseia Guimarães Lemes, Maria Lucia do Carmo Cruz Robazzi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.