IDOSO COM INSUFICIÊNCIA RENAL

ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ALTA DE ENFERMAGEM

Autores

  • Elionai dos Santos Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Andressa Fernanda Silva Universidade de São Paulo (USP)
  • Robson Antão de Medeiros Universidade Federal da Paraíba (UFP) https://orcid.org/0000-0002-8088-9342
  • Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues Universidade de São Paulo (USP)
  • Alisseia Guimarães Lemes Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA)
  • Maria Lucia do Carmo Cruz Robazzi Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_jul_20443

Resumo

Objetivo: Identificar os elementos essenciais para o plano de alta de enfermagem de idosos com insuficiência renal em transição do hospital para o domicílio. Método: Realizada uma revisão integrativa da literatura, incluindo estudos publicados de 2013 a 2023, que abordavam a alta hospitalar de idosos com insuficiência renal. Foram considerados nove elementos essenciais para a transição segura da alta hospitalar. As análises foram embasadas na Teoria da Transição. Resultados e Discussão: Foram identificados nove elementos essenciais para o plano de alta, incluindo avaliação do paciente, educação do paciente e cuidadores, gerenciamento da medicação, monitoramento da saúde, apoio psicossocial, plano de atividade física, nutrição, ambiente seguro e continuidade dos cuidados. A implementação de um plano de alta estruturado beneficia pacientes, prestadores de cuidados de saúde e instituições hospitalares, melhorando a continuidade do cuidado e reduzindo readmissões hospitalares. Considerações Finais: A implementação de um plano de alta estruturado melhora a qualidade dos cuidados prestados aos idosos com insuficiência renal em transição para o domicílio. Futuras pesquisas podem focar no desenvolvimento de intervenções para melhorar a autogestão da doença renal crônica e na implementação de programas de treinamento para profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Elionai dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Gerontologia pelo Programa em Gerontologia. Universidade Federal da Paraíba (UFP)

Andressa Fernanda Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo (USP).

Robson Antão de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba (UFP)

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFP)

Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo (USP)

Alisseia Guimarães Lemes, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA)

Professora Assistente I. Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA)

Maria Lucia do Carmo Cruz Robazzi, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Titular Sênior da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo (USP). Professora Visitante da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

Silva, E. dos S., Silva, A. F., Medeiros, R. A. de, Rodrigues, R. A. P., Lemes, A. G., & Robazzi, M. L. do C. C. (2025). IDOSO COM INSUFICIÊNCIA RENAL: ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ALTA DE ENFERMAGEM. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(4), 1–24. https://doi.org/10.20873/2025_jul_20443

Edição

Seção

Artigos