O AMBIENTE ESCOLAR E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20095Resumo
Com a disseminação de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é possível perceber um aumento significativo nos diagnósticos e a inclusão de alunos na educação infantil gera muitos questionamentos e inseguranças nos profissionais da educação quanto a sua efetivação. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo verificar o ambiente escolar e a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. Para isso, adotou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, utilizando-se de um estudo de campo como procedimento de coleta dos dados. Entre os principais resultados obtidos destaca-se que a inclusão não está sendo efetiva, visto que os profissionais não possuem formação ou capacitação suficiente para o atendimento das crianças com autismo na educação infantil. Desta forma, as demandas enfrentadas por esses profissionais abrangem além de desafios emocionais, a necessidade de adotar práticas pedagógicas adaptativas que assegurem a inclusão eficaz dos estudantes com TEA. Para aprimorar esse processo inclusivo, é crucial investir em estratégias como a capacitação contínua dos professores, o engajamento dos pais e o fortalecimento dos laços entre professor e aluno, bem como entre professor e família.
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