COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE RABANETES (RAPHANUS SATIVUS) EM SUBSTRATOS ENRIQUECIDOS COM FERTILIZANTES QUÍMICOS E CHORUME DE COMPOSTEIRA ORGÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_19764Resumo
Após a decomposição da matéria orgânica como plantas, um líquido é liberado e pode ser utilizado como fertilizante para potencializar o crescimento de plantas. O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento de plantas submetidas a chorume, fertilizante químico comercial e grupo controle para investigar as seguintes questões: A altura das plantas foi igual entre os diferentes grupos? O crescimento foi igual entre os demais grupos? A sobrevivência foi a mesma entre os vários grupos? Cinco grupos foram comparados; controle como solo orgânico sem adição de nutrientes, fertilizante químico líquido comercial e, por fim, o líquido resultante da degradação da planta em uma composteira (10ml, 20ml, 30ml). Para cada grupo foram realizadas 20 repetições com uma semente de rabanete (Raphanus sativus). Os grupos foram regados a cada três dias e a altura das plantas foi medida todas as semanas durante 11 semanas. Como resultado, o grupo com menor quantidade de chorume (10ml) obteve maior crescimento, mas menor sobrevivência. O maior volume de lixiviado no solo pode apresentar excesso de nutrientes e ter efeito tóxico no crescimento das plantas, e estudos analisando solos com diferentes proporções de lixiviado podem testar esta hipótese. Além disso, futuros estudos com espécies nativas poderão avaliar o efeito do chorume orgânico e a possibilidade de utilizá-lo em protocolos de produção de mudas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro A. M. de Paula, Júlia Santos Pereira de Oliveira, Julio Cesar Voltolini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
