O SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA: PAIF E A PROTEÇÃO SOCIAL NO CRAS KARAJÁ I DE PALMAS-TO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_v11_e7_SSLA_4

Resumo

RESUMO:

O debate contemporâneo a cerca da centralidade da família nas políticas de proteção social tem ocorrido de forma bastante tensionada, marcada por contradições em termos da garantia da proteção social. As famílias longe de terem sido esvaziadas de suas funções sociais, desempenham o papel de protetora de seus membros. As famílias, incorporadas nas políticas de proteção social e naturalizadas enquanto instituição central de proteção social no contexto de crise do capitalismo, marcado pela acelerada acentuação do neoliberalismo, encontram-se fragilizadas pelos processos e pelas mudanças que marcam a realidade brasileira, paradoxalmente, ampliam-se suas responsabilidades como mecanismo de proteção social. Essa responsabilização tem sido altamente naturalizada, o que reflete no direcionamento do trabalho social com famílias, e condiciona a execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Diante dessas contradições, esse trabalho tem como objetivo discutir o familismo presente nas políticas sociais e os seus rebatimentos na garantia da proteção social às famílias no PAIF. Para tanto serão utilizadas a revisão integrativa de literatura, pesquisa participante, pesquisa documental e entrevista com grupo focal.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Família; PAIF; Proteção Social.

Biografia do Autor

Rosemeire dos Santos, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté - UNITAU, mestre e doutora em Serviço Social  pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, professora da graduação e pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins – UFT, líder do Grupo de Pesquisa em Proteção Social e Famílias - GEPSSFAM/UFT, membra pesquisadora do Núcleo de Seguridade Social e Assistência Social da Pontifícia Universidade de São Paulo – NEPSAS/PUC-SP e compõe a Rede de Pesquisa de Família e Política Social – REFAPS/UFSC.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Sousa Cunha, F. R. de, & dos Santos, R. (2024). O SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA: PAIF E A PROTEÇÃO SOCIAL NO CRAS KARAJÁ I DE PALMAS-TO . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(7). https://doi.org/10.20873/2024_v11_e7_SSLA_4

Edição

Seção

Dossiê: Serviço Social na luta anticapacistista