CROMATOGRAFIA PREPARATIVA EM CAMADA DELGADA: COMPARATIVO ENTRE PLACA DE SÍLICA GEL E GIZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_jul_19444

Resumo

A cromatografia preparativa é um método empregado na purificação de substâncias, no qual, com o uso de uma fase móvel compatível com o que se espera separar purifica-se substâncias, ou separam-se compostos de uma classe. O uso de materiais alternativos, como o giz podem proporcionar uma experiencia investigativa no ensino de ciências, por possuir pouco valor agregado o giz pode ser usado como fase estacionária e com o emprego de fases móveis adequadas, pode proporcionar a experiência científica para alunos dos mais variados graus de ensino. O objetivo do presente trabalho é realizar a técnica da cromatografia preparativa de pigmentos vegetais comparando o giz e a sílica, comparando os resultados obtidos. Para realizar a pesquisa, utilizou-se o extrato de folhas de goiaba, que foram cromatografadas, os pigmentos isolados e novamente eluidos em uma placa de cromatografia em camada delgada. Os resultados obtidos revelam que a sílica possui melhor separação dos compostos, contudo o giz possui uma boa separação, e pode ser aplicado em sala de aula como atividade exploratória e interativa. Concluímos que a atividade é eficiente no que ela se propõe, demostrando os fundamentos básicos da técnica e como pode ser aplicado no ambiente acadêmico.

Biografia do Autor

VERONICA DE MELO SACRAMENTO , UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Doutoranda em Biotecnologia (PPGB- Unimontes), estudante no grupo de pesquisa Química de Produtos Naturais Bioativos, da Fundação Oswaldo Cruz. Mestre em Biotecnologia (2015- PPGB- Unimontes). Possui pós-graduação em Educação a Distância (UFMG) e Química (UFLA). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2015) e graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora educação básica- química da Escola Estadual Professor Hamilton Lopes e professora educação básica- química da Escola Estadual Benjamin Versiani dos Anjos. Atuou como professora em Graduações e pós-graduação de Química, Biologia, Engenharia e Pedagogia.

VANESSA DE ANDRADE ROYO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em Química pela Fundação Educacional de Barretos (1998), Mestrado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto) (2003) e Doutorado em Produtos naturais e sinteticos pela Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto) (2008). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Departamento de Biologia) e docente dos Programas de Pós graduação em Biotecnologia (PPGB), Botânica Aplicada (PPGBot) e Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais (PPGBURN). Esteve como Coordenadora do PPGB entre 2015 e 2017. Compõe o Conselho da Editorial da Editora Unimontes desde 2023. Tem experiência na área de Farmácia e Quimica Orgânica, com ênfase em Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: produtos naturais e sintéticos, fitoquímica, atividades biológicas, cadeia produtiva do mel e reutilização de resíduos.

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

VELOSO, P. H. F., SACRAMENTO , V. D. M., & ROYO, V. D. A. (2025). CROMATOGRAFIA PREPARATIVA EM CAMADA DELGADA: COMPARATIVO ENTRE PLACA DE SÍLICA GEL E GIZ . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(4), 1–14. https://doi.org/10.20873/2025_jul_19444

Edição

Seção

Artigos