PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICs) UTILIZADAS NO MANEJO DA DOR EM MULHERES DURANTE O TRABALHO DE PARTO: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Fernando Soares Da Silva Neto Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-5830-1928
  • Juliana Sousa Soares de Araújo Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Amanda Georgia Diniz de Campos Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) João Pessoa
  • Ricardo de Sousa Soares Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_19325

Resumo

Introdução: Às Práticas Integrativas e Complementares (PICs) tem se demonstrado uma alternativa viável no campo da assistência à mulher. No desfecho da dor, essas práticas parecem favorecer a satisfação das parturientes e minimizar a dor do parto. Objetivo: Sumarizar quais PICs são utilizadas no manejo da dor em parturientes. Materiais e Método: Trata-se de uma revisão sistemática, descritiva-exploratória, com análise qualitativa, seguindo o protocolo PRISMA. Inicialmente foi realizada a elaboração da pergunta de investigação, através da estratégia PICO. A coleta de materiais foi realizada nas bases PUBMED, BVS e SCIELO. Incluíram-se ensaios clínicos, completos, sem restrição temporal e em língua inglesa, portuguesa ou espanhola. Foi utilizada a estratégia de busca com base nos DECS e MeSH. Para verificar o risco de viés a foi aplicada a Escala de Jadad. Resultados: Incluíram-se 17 estudos, que avaliaram 2.371 mulheres. O uso da massoterapia e acupuntura se destacaram, frente ao manejo da dor durante o trabalho de parto. Não houve homogeneidade entre os protocolos de aplicação terapêutica. Quatro estudos obtiveram alto risco de viés e 13 baixo risco de viés. Conclusão: As PICs demonstram ser uma alternativa viável, de fácil manejo e boa eficácia anverso a dor do parto, quando comparado a cuidados usuais e/ou placebo.

Biografia do Autor

Juliana Sousa Soares de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Docente Permanente do Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Biologia Aplicada à Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba; Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Diretora Técnica do Instituto Cândida Vargas (ICV).

Amanda Georgia Diniz de Campos, Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) João Pessoa

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) João Pessoa. Aluna Voluntária do Programa de Iniciação Científica (PIBIC).

Ricardo de Sousa Soares, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Docente Permanente do Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Modelos de Decisão e Saúde, PPGMDS/UFPB; Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes MPGOA/UFPB; Especialista em Medicina de Família e Comunidade, GHC/RS; Especialista em Gestão em Saúde, Fiocruz-RJ; Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Soares Da Silva Neto, F., Sousa Soares de Araújo, J., Georgia Diniz de Campos, A., & de Sousa Soares, R. (2024). PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICs) UTILIZADAS NO MANEJO DA DOR EM MULHERES DURANTE O TRABALHO DE PARTO: REVISÃO SISTEMÁTICA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(6), 1–19. https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_19325

Edição

Seção

Artigos