PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICs) UTILIZADAS NO MANEJO DA DOR EM MULHERES DURANTE O TRABALHO DE PARTO: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_19325Resumo
Introdução: Às Práticas Integrativas e Complementares (PICs) tem se demonstrado uma alternativa viável no campo da assistência à mulher. No desfecho da dor, essas práticas parecem favorecer a satisfação das parturientes e minimizar a dor do parto. Objetivo: Sumarizar quais PICs são utilizadas no manejo da dor em parturientes. Materiais e Método: Trata-se de uma revisão sistemática, descritiva-exploratória, com análise qualitativa, seguindo o protocolo PRISMA. Inicialmente foi realizada a elaboração da pergunta de investigação, através da estratégia PICO. A coleta de materiais foi realizada nas bases PUBMED, BVS e SCIELO. Incluíram-se ensaios clínicos, completos, sem restrição temporal e em língua inglesa, portuguesa ou espanhola. Foi utilizada a estratégia de busca com base nos DECS e MeSH. Para verificar o risco de viés a foi aplicada a Escala de Jadad. Resultados: Incluíram-se 17 estudos, que avaliaram 2.371 mulheres. O uso da massoterapia e acupuntura se destacaram, frente ao manejo da dor durante o trabalho de parto. Não houve homogeneidade entre os protocolos de aplicação terapêutica. Quatro estudos obtiveram alto risco de viés e 13 baixo risco de viés. Conclusão: As PICs demonstram ser uma alternativa viável, de fácil manejo e boa eficácia anverso a dor do parto, quando comparado a cuidados usuais e/ou placebo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernando Soares Da Silva Neto, Juliana Sousa Soares de Araújo, Amanda Georgia Diniz de Campos, Ricardo de Sousa Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.