AS UNIDADES DIDÁTICAS MULTIESTRATÉGICAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_18

Resumo

Este trabalho, caracterizado como um Relato de Experiência (RE), objetiva coletivizar o desenvolvimento das ações desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado II: Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia (ESII), bem como o conhecimento apreendido pelo estagiário ao longo do período, além de analisar a implementação das Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDMs) como proposta de organização para uma das disciplinas de Estágio Supervisionado. A pesquisa se deu em duas etapas, a primeira, consistiu em observações em sala de aula por meio da elaboração de Diários de Campo (DCs), e a segunda, encerrou-se no planejamento e intervenção da UDM. Este RE concluiu que com o planejamento e implementação da UDM, os licenciandos(as) apresentam maior arcabouço teórico-metodológico durante o processo de planejamento e intervenção, ou seja, fundamentam de forma mais objetiva sua práxis docente. Constatou-se a existência de limitações inerentes em relação a metodologia de ensino escolhida e detalhada na UDM, bem como as determinações que influenciam a prática docente.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Antônio Ribeiro Souza, G., Quatrocchio Liporini, T., & Elias de Freitas Alves , L. (2024). AS UNIDADES DIDÁTICAS MULTIESTRATÉGICAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: LIMITES E POSSIBILIDADES . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_18