A ESCRITA DE DIÁRIOS DE AULA: DESVELANDO REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_10

Resumo

A prática pedagógica desempenha um papel fundamental na formação educacional dos(as) estudantes de cursos de Licenciatura. Nessa fase inicial, é importante que os(as) docentes em formação sejam incentivados e estimulados a refletirem sobre suas práticas docentes. Alguns instrumentos podem ser utilizados para promover a reflexão na formação de professores(as), como a escrita de diários reflexivos. O presente trabalho tem como objetivo analisar as reflexões pautadas por licenciandos(as) em seus diários de aula com relação a importância do planejamento didático-pedagógico e sobre suas experiências formativas no campo do estágio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental. Os documentos analisados são os sete diários de aula produzidos por licenciandos(as) em Química no contexto do estágio curricular supervisionado.  A partir das análises dos diários observou-se que os(as) licenciandos(as) destacam a experiência formativa do estágio como fundamental, possibilitando vivenciar a realidade de ser professor(a) e os desafios encontrados. Além disso, evidenciam também, pela experiência vivenciada, que o planejamento não ocorre efetivamente, mas sim uma adesão a uma estrutura pré-estabelecida, influenciada por diversos fatores. Por fim, defende-se que para promover concretamente a qualidade do ensino público e aprimorar a formação docente, torna-se imprescindível que as políticas públicas estejam realmente direcionadas a esses objetivos.

Biografia do Autor

Bianca Gomes , Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática. Licenciada em Química. 

Luciane Jatobá, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação em Ciências. Mestra em Educação em Ciências. Licenciada em Química. 

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Gomes Santos, B., & Jatobá Palmieri, L. (2024). A ESCRITA DE DIÁRIOS DE AULA: DESVELANDO REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_10