A ESCRITA DE DIÁRIOS DE AULA: DESVELANDO REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_10Resumo
A prática pedagógica desempenha um papel fundamental na formação educacional dos(as) estudantes de cursos de Licenciatura. Nessa fase inicial, é importante que os(as) docentes em formação sejam incentivados e estimulados a refletirem sobre suas práticas docentes. Alguns instrumentos podem ser utilizados para promover a reflexão na formação de professores(as), como a escrita de diários reflexivos. O presente trabalho tem como objetivo analisar as reflexões pautadas por licenciandos(as) em seus diários de aula com relação a importância do planejamento didático-pedagógico e sobre suas experiências formativas no campo do estágio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental. Os documentos analisados são os sete diários de aula produzidos por licenciandos(as) em Química no contexto do estágio curricular supervisionado. A partir das análises dos diários observou-se que os(as) licenciandos(as) destacam a experiência formativa do estágio como fundamental, possibilitando vivenciar a realidade de ser professor(a) e os desafios encontrados. Além disso, evidenciam também, pela experiência vivenciada, que o planejamento não ocorre efetivamente, mas sim uma adesão a uma estrutura pré-estabelecida, influenciada por diversos fatores. Por fim, defende-se que para promover concretamente a qualidade do ensino público e aprimorar a formação docente, torna-se imprescindível que as políticas públicas estejam realmente direcionadas a esses objetivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bianca Gomes , Luciane Jatobá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.