USO DE FIBRAS AMAZÔNICAS COMO FONTE DE EXTRAÇÃO DE NANOCELULOSE
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_18897Resumo
A nanocelulose é um material renovável e biodegradável obtido de fontes naturais, como fibras lignocelulósicas, que pode ser aplicado no desenvolvimento de novos materiais. Nesse contexto, entende-se que a região amazônica possui inúmeras espécies vegetais que poderiam ser utilizadas como fonte para extração de nanocelulose. Dentre essas espécies, destacam-se as fibras de juta (Corchorus capsularis L.) e malva (Urena lobata L.). Assim, o presente trabalho tem como objetivo extrair e caracterizar a nanocelulose dessas duas fibras mistas. O isolamento da nanocelulose foi realizado por via química, através de hidrólise ácida com ácido sulfúrico. As caracterizações foram realizadas na nanocelulose extraída, sendo estes Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Análise Termogravimétrica (TGA), Difração de Raios-X (DRX) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A ausência de grupos funcionais relacionados à hemicelulose e à lignina no espectro de FTIR das fibras branqueadas e da nanocelulose, bem como a ausência de eventos relacionados à sua degradação nas curvas TGA da nanocelulose, sugere que os procedimentos químicos foram eficazes na remoção desses componentes não-celulósicos. Os espectros do difratograma de Raios-X confirmam a presença de celulose I. A nanocelulose apresenta Índice de Cristalinidade (Ic) de aproximadamente 67,03%, sendo este similar aos valores relatados na literatura científica para outras fibras lignocelulósicas. É importante notar que os parâmetros do método de extração podem afetar substancialmente as condições e propriedades do material obtido. As micrografias da nanocelulose liofilizada mostram uma estrutura é similar à morfologia de criogéis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Claudia Muniz, Gabrielle Machado, Gabriel Melo, Hannah Litaiff, Sergio Duvoisin, Virginia Giacon

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
