PREJUÍZOS GERADOS PELO MODELO DE AVALIAÇÃO DA CAPES NA ÁREA DA BIODIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_dez_18893Resumo
Existe amplo descontentamento entre docentes e discentes de Programas de Pós-Graduação na Área da Biodiversidade com o processo avaliativo da Capes. O clamor por mudanças, entretanto, vem se perdendo em reuniões, corredores e grupos de conversa. Para formalizar uma crítica, escrevi este ensaio com o objetivo de analisar as contradições, distorções e mazelas geradas pelo processo avaliativo na Área da Biodiversidade, marcado pela cultura produtivista e pela aplicação de metodologias de alta complexidade e burocracia. Para tal, investigo uma série de aspectos que desqualificam o atual modelo de avaliação, com destaque para a formação discente, que perdeu sua relevância no processo; o amplo descolamento das demandas nacionais e regionais; a indução de assimetrias entre programas; o desprezo pela atuação docente; o emprego de metodologias complexas, desnecessárias e deficientes; a indução de graves distorções na pesquisa científica nacional; o estímulo a más práticas; a atribuição de conceitos artificiais de excelência; e a ampla degradação da saúde mental da comunidade acadêmica. Existem muitas razões para se preocupar com estes prejuízos, pois o modelo vigente deixou de cumprir com os fins de avaliação, enquanto tem contribuído para criar um ambiente acadêmico tóxico, gerando distorções, injustiças e malefícios. Romper com este processo exigirá coragem e mobilização dos programas, pois envolve burocracia estatal, controle, status quo e elitismo. A mudança, entretanto, é necessária, no sentido de tornar o processo avaliativo mais simples, compreensível e significativo, com potencial real de contribuir para o crescimento, universalização e democratização da Pós-Graduação em Biodiversidade no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernando Mayer Pelicice
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.