O TRABALHO INTERPROFISSIONAL NO CONTEXTO HOSPITALAR: CORRELACIONANDO AS ESCALAS ECE X EJARCI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_18561

Resumen

O presente artigo se propõe a analisar a associação entre as atitudes relacionadas à colaboração interprofissional e o clima de equipe entre profissionais de saúde de um Hospital Universitário. Foram aplicadas a Escala Jefferson de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional (EJARCI) e a Escala de Clima de Equipe (ECE) associadas à caracterização sociodemográfica de 156 profissionais de seis setores atuantes em equipes formadas por no mínimo quatro categorias profissionais. Para realização dos testes estatísticos utilizou-se o software estatístico livre R. Não foi verificada associação estatística significativa entre a EJARCI com nenhuma das variáveis sociodemográficas empregadas no estudo. A ECE evidenciou correlações fortemente positivas e significantes entre a “participação na equipe” e “apoio para ideias novas”. Os itens presentes no fator “participação na equipe” foram os mais bem avaliados na ECE enquanto “orientação para as tarefas” menos pontuados. O estudo concluiu que os profissionais apresentam alto grau de disposição para a colaboração interprofissional e para o clima de equipe. Os achados apontam o trabalho interprofissional no contexto hospitalar carece de ferramentas que fortaleçam sua aplicabilidade bem como outros estudos.

Biografía del autor/a

Hérica Montenegro Braz Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Gabriella Figueiredo Marti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Geraldo Eduardo Guedes de Brito, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Fisioterapia  e da Pós-Graduação em Fisioterapia, Saúde Coletiva e Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Adriane Pires Batiston, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Curso de Fisioterapia e  do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Publicado

2024-12-16

Cómo citar

Montenegro Braz Gomes, H., Figueiredo Marti, G., Guimarães dos Santos Almeida, R., Guedes de Brito, G. E., & Pires Batiston, A. (2024). O TRABALHO INTERPROFISSIONAL NO CONTEXTO HOSPITALAR: CORRELACIONANDO AS ESCALAS ECE X EJARCI . DESAFIOS, 11(6). https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_18561