O TRABALHO INTERPROFISSIONAL NO CONTEXTO HOSPITALAR: CORRELACIONANDO AS ESCALAS ECE X EJARCI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_18561

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar a associação entre as atitudes relacionadas à colaboração interprofissional e o clima de equipe entre profissionais de saúde de um Hospital Universitário. Foram aplicadas a Escala Jefferson de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional (EJARCI) e a Escala de Clima de Equipe (ECE) associadas à caracterização sociodemográfica de 156 profissionais de seis setores atuantes em equipes formadas por no mínimo quatro categorias profissionais. Para realização dos testes estatísticos utilizou-se o software estatístico livre R. Não foi verificada associação estatística significativa entre a EJARCI com nenhuma das variáveis sociodemográficas empregadas no estudo. A ECE evidenciou correlações fortemente positivas e significantes entre a “participação na equipe” e “apoio para ideias novas”. Os itens presentes no fator “participação na equipe” foram os mais bem avaliados na ECE enquanto “orientação para as tarefas” menos pontuados. O estudo concluiu que os profissionais apresentam alto grau de disposição para a colaboração interprofissional e para o clima de equipe. Os achados apontam o trabalho interprofissional no contexto hospitalar carece de ferramentas que fortaleçam sua aplicabilidade bem como outros estudos.

Biografia do Autor

Hérica Montenegro Braz Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Gabriella Figueiredo Marti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Geraldo Eduardo Guedes de Brito, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Fisioterapia  e da Pós-Graduação em Fisioterapia, Saúde Coletiva e Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Adriane Pires Batiston, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Curso de Fisioterapia e  do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Montenegro Braz Gomes, H., Figueiredo Marti, G., Guimarães dos Santos Almeida, R., Guedes de Brito, G. E., & Pires Batiston, A. (2024). O TRABALHO INTERPROFISSIONAL NO CONTEXTO HOSPITALAR: CORRELACIONANDO AS ESCALAS ECE X EJARCI . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(6). https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_18561

Edição

Seção

Artigos