O TRABALHO INTERPROFISSIONAL NO CONTEXTO HOSPITALAR: CORRELACIONANDO AS ESCALAS ECE X EJARCI
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_18561Resumo
O presente artigo se propõe a analisar a associação entre as atitudes relacionadas à colaboração interprofissional e o clima de equipe entre profissionais de saúde de um Hospital Universitário. Foram aplicadas a Escala Jefferson de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional (EJARCI) e a Escala de Clima de Equipe (ECE) associadas à caracterização sociodemográfica de 156 profissionais de seis setores atuantes em equipes formadas por no mínimo quatro categorias profissionais. Para realização dos testes estatísticos utilizou-se o software estatístico livre R. Não foi verificada associação estatística significativa entre a EJARCI com nenhuma das variáveis sociodemográficas empregadas no estudo. A ECE evidenciou correlações fortemente positivas e significantes entre a “participação na equipe” e “apoio para ideias novas”. Os itens presentes no fator “participação na equipe” foram os mais bem avaliados na ECE enquanto “orientação para as tarefas” menos pontuados. O estudo concluiu que os profissionais apresentam alto grau de disposição para a colaboração interprofissional e para o clima de equipe. Os achados apontam o trabalho interprofissional no contexto hospitalar carece de ferramentas que fortaleçam sua aplicabilidade bem como outros estudos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Hérica Montenegro Braz Gomes, Gabriella Figueiredo Marti, Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Geraldo Eduardo Guedes de Brito, Adriane Pires Batiston
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.