ÍNDICE DE EFICIÊNCIA (IE) DOS GASTOS EM EDUCAÇÃO PARA A REGIÃO AMAZÔNICA

UMA ANÁLISE SOBRE HIERARQUIZAÇÃO E DISPERSÃO ESPACIAL PARA OS MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA

Autores

  • João Gabriel Gonçalves da Silva Universidade Federal de Rondônia
  • João Guilherme Torres Machado Santana Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0009-0001-5622-3073
  • Darcy Ramos da Silva Neto Universidade Federal de Rondônia
  • Éder de Souza Beirão Universidade Estadual de Montes Claros https://orcid.org/0000-0003-4379-9345

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_jul_18072

Resumo

Uma das problemáticas brasileiras sobre a Educação básica pública é baseada no controle e eficiência de gastos. Contudo, não existem muitos estudos acerca desta temática, principalmente para a região Amazônica. Esse trabalho tem como base construir um Índice de Eficiência sobre as políticas econômicas e educacionais dos municípios de Rondônia. Para tal, foram utilizados os dados do IDEB, FUNDEB, Evasão escolar, IDHm (Geral, longevidade, renda e educação) para a construção do índice através da metodologia de estatística multivariada de análise fatorial para construir e ranquear um Índice de Eficiência (IE) entre os municípios do Estado de Rondônia para os anos de 2015 e 2017. Como resultado, Porto Velho teve uma queda na eficiência dos gastos em educação, comparando os anos de 2015 e 2017. Para os municípios do interior do estado, foi observado que Ariquemes (2015) e Ji-Paraná (2017) lideram o referido índice de eficiência. Verificou-se também que os municípios com maior taxa de pobreza apresentaram as maiores taxas de evasão escolar e menores notas médias do IDEB, resultando um baixo coeficiente no Índice, resultado empírico da teoria de reprodução social.

Biografia do Autor

João Gabriel Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

João Guilherme Torres Machado Santana, Universidade Federal de Rondônia

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Darcy Ramos da Silva Neto, Universidade Federal de Rondônia

Doutorando em Economia Aplicada (USP), Mestre em Economia e Desenvolvimento pela UFSM (2018). Graduado em Ciências Econômicas pela UFRRJ (2016). Professor no departamento Acadêmico de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Éder de Souza Beirão, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre (2020) e Doutorando em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Administração pela UNIMONTES (2015).

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

Gonçalves da Silva, J. G., Torres Machado Santana, J. G., Ramos da Silva Neto, D., & Souza Beirão, Éder de. (2025). ÍNDICE DE EFICIÊNCIA (IE) DOS GASTOS EM EDUCAÇÃO PARA A REGIÃO AMAZÔNICA: UMA ANÁLISE SOBRE HIERARQUIZAÇÃO E DISPERSÃO ESPACIAL PARA OS MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(4), 1–20. https://doi.org/10.20873/2025_jul_18072

Edição

Seção

Artigos