FUNGOS ENDOFÍTICOS PRODUTORES DE L-ASPARAGINASE ASSOCIADOS ÀS PLANTAS MEDICINAIS AMAZÔNICAS Himatanthus sucuuba (Spruce ex Müll. Arg.) Woodson E Calycophyllum spruceanum (Benth.) K. Schum

Autores

  • Laryssa dos Santos Prado Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Acre, Brasil.
  • Antonia Jerlene Martins de Lima Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Acre, Brasil.
  • Valcirene Rodrigues Pereira Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Acre, Brasil.
  • Fernanda Viana Diniz Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Produção Vegetal, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Acre, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0441-4174
  • Clarice Maia Carvalho Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental, Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Acre, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_jul_16264%20

Resumo

As enzimas de origem microbiana são compostos naturais de grande relevância para a indústria farmacêutica, sendo a L-asparaginase uma dessas enzimas. Por ser importante no tratamento da leucemia linfoblástica aguda (LAA), é primordial encontrar novas fontes de L-asparaginase. Uma fonte em potencial de L-asparaginase são fungos endofíticos de plantas medicinais. Assim, este estudo teve como objetivo selecionar fungos endofíticos produtores de L-asparaginase associados às plantas medicinais amazônicas H. sucuuba e C. spruceanum. Os fungos endofíticos foram reativados em meio BDA e identificados por análise morfológica. Para realização do ensaio enzimático, foram produzidas culturas puras dos microrganismos. Os fungos foram crescidos em meio BDA por 7 dias à 28 ºC. Três plugues de micélio fúngico foram inoculados em ágar modificado Czapex Dox-McDox e incubados a 28 ºC por 7 dias. Após incubação, foi verificada a mudança de coloração do meio de cultura de amarelo para azul. Um total de 38 fungos endofíticos foram reativados, onde 34 isolados (89,47%) foram positivos para a produção da enzima, com destaque para fungos dos gêneros Colletotrichum, Fusarium, Lasiodiploidia, Paecilomyces, Penicillium, Pestalotiopsis, Phomopsis, Trichoderma e Xylaria. As plantas medicinais amazônicas H. sucuuba e C. spruceanum abrigam fungos endofíticos com potencial para a produção de L-asparginase.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

dos Santos Prado, L., Martins de Lima, A. J., Rodrigues Pereira, V., Viana Diniz, F., & Maia Carvalho, C. (2024). FUNGOS ENDOFÍTICOS PRODUTORES DE L-ASPARAGINASE ASSOCIADOS ÀS PLANTAS MEDICINAIS AMAZÔNICAS Himatanthus sucuuba (Spruce ex Müll. Arg.) Woodson E Calycophyllum spruceanum (Benth.) K. Schum. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(5). https://doi.org/10.20873/2024_jul_16264

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)