CARACTERIZAÇÃO DE ISOLADOS DE Trichoderma spp. DO CERRADO TOCANTINENSE E APLICAÇÃO COMO AGENTE DE CONTROLE BIOLÓGICO CONTRA O FITOPATÓGENO Sclerotinia sclerotiorum
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic2022_6%20Resumo
O fitopatógeno Sclerotinia sclerotiorum, causador da doença conhecida como mofo-branco acomete diversas culturas agrícolas em todo o mundo, seu alto grau de patogenicidade está associado à formação de escleródios que atuam como mecanismo de resistência e sobrevivência. Considerando a necessidade de métodos que contribuam no desenvolvimento agrícola sem promover danos ao ambiente e a população, os agentes de controle biológico são hoje vistos como um excelente artifício. Fungos do gênero Trichoderma são considerados agentes de biocontrole sagazes por apresentarem inúmeros mecanismos com alto potencial antagônico que prejudicam a germinação de esporos, o crescimento das hifas e o desenvolvimento de escleródios e clamidósporo de diversos fitopatógenos. Buscando avaliar a eficiência de isolados de Trichoderma spp. provenientes de áreas do Cerrado do Tocantins no biocontrole do fitopatógeno S. sclerotiorum foram realizados testes de pareamento, enzimáticos e de produção de metabólitos secundários. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que o isolado Trichoderma spp. 2, oriundo de áreas do Cerrado tocantinense, possui potencial para ser considerado como um biocontrolador ao fitopatógeno S. Sclerotiorum, sendo seu antagonismo mais evidente por meio da produção dos metabólitos secundários voláteis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kamila Lourrane Carvalho Alencar, Vanice Conceição do Nascimento, Kárita Cristine Rodrigues dos Santos, Amanda Rafaela Rodrigues, Fabyano Alvares Cardoso Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.