Educação Popular e teorias da libertação: propostas complexas de transformação da realidade

Autores

  • Mauricio Mogilka Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2n1p19

Palavras-chave:

educação popular, teorias da libertação, complexidade

Resumo

Este artigo tem a intenção de realizar uma análise do paradigma de trabalho social denominado educação popular e das teorias que o fundamentam, as teorias da libertação. Nesta análise, pretende mostrar que esta proposta de intervenção e as sua fundamentação teórico-metodológica trazem características complexas, superando os reducionismos produzidos pela modernidade. Contudo, a intenção aqui também é demonstrar como as teorias da libertação e as práticas de educação popular por elas inspiradas também superam e se distanciam, em alguns aspectos, dos contra-discursos políticos produzidos dentro do quadro epistêmico da própria modernidade. Ou seja, alguns dos discursos do pensamento social crítico, como o marxismo-leninismo.

Palavras-chave: educação popular; teorias da libertação; complexidade.

ABSTRACT

This article makes an analysis of the paradigm of social work called popular education and the theories that grounds it selves, the liberation theories. In this analysis,this text goals to show that this intervention proposal and its theorical-methodological ground brings complex marks, that overcome the reduction produced for the modernity. However, the goal of this text is also to show like the theories of the liberation and the practices of popular education also overcome, in some aspects, of the political counter discourses produced inside the epistemological frame of the modernity. So, some discourses of the social critical thought, like the marxism-leninism.

Keywords: popular education; theories of liberation; complexity

Biografia do Autor

Mauricio Mogilka, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Educação pela FE/UFBA. Atua na extensão universitária, com assessoria e formação em projetos, organizações e movimentos sociais. E-mail para contato: mmogilka@ufba.br. Textos: www.repositorio.ufba.br.

Referências

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Publicado

2016-01-18

Como Citar

Mogilka, M. (2016). Educação Popular e teorias da libertação: propostas complexas de transformação da realidade. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 2(1), 19–30. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2n1p19

Edição

Seção

Artigos