FINANCIAMENTOS EXTERNOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
O CASO DO APL MOVELEIRO DA SERRA GAÚCHA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv1n123-13745%20Resumo
A atuação internacional depende de recursos humanos, produtivos, tecnológicos e financeiros, além da competitividade de empresas e setores econômicos. Diante disso, existem organizações internacionais que concedem financiamentos para estimular o desenvolvimento econômico e social de setores. Esse é o caso do setor Moveleiro da Serra Gaúcha, que de 2012 a 2016 obteve recursos provenientes do Grupo Banco Mundial. A partir disso, este estudo tratou de analisar a importância do financiamento internacional concedido pelo Banco Mundial, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul para o desenvolvimento regional e do APL Moveleiro da Serra Gaúcha. Para tanto, buscou-se identificar as condições de repasse, os projetos desenvolvidos a partir de tal financiamento, suas características, e a importância destes na percepção do órgão gestor. Em termos metodológicos, esta pesquisa possui natureza qualitativa através da análise documental de ações desenvolvidas e entrevistas com os representantes do órgão gestor do APL e do Governo do Estado do RS. Concluiu-se que o financiamento incentivou a união de empresas com atores setoriais ligados a ensino e pesquisa, ocasionando pontos positivos com ênfase no compartilhamento de conhecimentos, durante a realização de ações sociais, econômicas e ambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Catiane Borsatto, Simone Fonseca de Andrade Klein, Cintia Paese Giacomello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.