SINTOMAS DEPRESSIVOS E ANSIOSOS EM UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO NUMA UNIVERSIDADE DO SUL DO TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv1n123-13657%20

Resumo

Este estudo objetivou Investigar a existência de sintomas de depressão e ansiedade em estudantes dos cursos de uma Universidade Pública do Sul do Tocantins. A metodologia empregada foi pesquisa aplicada, transversal quantitativa e descritiva, com entrevistas à 480 estudantes de uma universidade pública da região sul do Estado do Tocantins. Como instrumentos foram utilizados Inventários de Ansiedade e Depressão de Beck e um Questionário Sociodemográfico através de formulário eletrônico. Os resultados apontam que, dos 480 (quatrocentos e oitenta) discentes que participaram da pesquisa, os dados apontaram que 23% apresentavam nível mínimo de ansiedade, 36% nível leve, 17% nível moderado e 24% nível grave. Já sobre a sintomatologia depressiva, 6% dos entrevistados apresentaram nível de depressão considerado moderado a grave, 14% grave, 38% mínimo e 42% leve a moderado. Conclui-se que a população universitária estudada experimenta sintomas ansiosos e depressivos clinicamente significativos, podendo experimentar de transtornos mentais que, se não intervistos, podem se agravar.

Palavras-chave: Depressão; Ansiedade; Estudantes Universitários; COVID-19.

Biografia do Autor

Jeann Bruno Ferreira da Silva, Universidade de Gurupi - UnirG

Psicólogo. Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Marabá-PA.

Vinícius Lopes Marinho, UNIVERSIDADE DE GURUPI

Doutorando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (2016). Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UNIRG(2009), Professor do curso de Psicologia na Universidade de Gurupi.

Tallita, Universidade de Gurupi

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA (2007).Pós -Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo Instituto Tocantinense de Pós-graduação- ITOP (2008), Pós- Graduação em Nefrologia Multiprofissional pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2017). Psicóloga Hospitalar efetiva no Hospital Regional de Gurupi- TO.

Italo, Universidade de Gurupi

Possui graduação em Medicina pela Fundação UNIRG (2021). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina da Família e Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psiquiatria, psicologia, universidade e qualidade de vida.

Aline Ribeiro, Universidade de Gurupi

Psicóloga pela Universidade de Gurupi. Pesquisadora na área de saúde mental e qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

da Silva, J. B. F., LOPES MARINHO, V., Guarina da Silva, T. L. ., Brito Salera, Ítalo ., & Ribeiro Dias , A. . (2023). SINTOMAS DEPRESSIVOS E ANSIOSOS EM UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO NUMA UNIVERSIDADE DO SUL DO TOCANTINS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(1). https://doi.org/10.20873/uftv1n123-13657

Edição

Seção

Artigos